Foto: Professor Ismar Soares durante o 10° MUTICOM, em Joinville

Com o tema “Educação para a Comunicação”, o 10º Mutirão da Comunicação acontece entre 16 e 20 de agosto, numa iniciativa da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a promoção da Diocese local, em Joinville.

O conceito e a prática da Educomunicação é objeto de debates e reflexões. Três associados da ABPEducom foram convidados para proferir palestras: Ismar de Oliveira Soares, Helena Corazza e o doutorando da ECA, Maurício Cruzz.

Um total de 14 oficinas completaram a programação, envolvendo as diferentes áreas de atividades da comunicação. Dentre elas “Leitura crítica dos Meios de comunicação, ministrada por Elson Faxina; “Culturas Juvenis na Educomunicação”, oferecida pela Irmã Márcia Kaoffmann; e “TV e Educação”, ministrada pela TV Século XXI.
Educomunicação e Diálogo

Duas palestras, nas manhãs dos dias 17 e 18 de agosto, tratam, respectivamente, os temas da Educomunicação (Helena Corazza) e do Diálogo (Ismar Soares). A opção per estas duas abordagens decorreu do fato do “Diretório de Comunicação da Igreja, no Brasil” (2014) haver optado por estes dois conceitos, em suas orientações para a renovação da comunicação na e a partir da Igreja, em suas relações com seus membros e com a sociedade.
O 10º MUTICOM conta com um público de 500 inscritos, proveniente de todo o país.
Veja a programação < http://www.muticom.com.br/home>


Mutirão da Comunicação, herdeiro dos Congressos da UCBC.

Os Mutirões da Comunicação, que tiveram início em 2007, sucederam os Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos entre 1969 e o final da década de 1990 por uma entidade ecumênica denominada UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social, representada, em Joinville, por dois de seus ex-presidentes: Ismar Soares e Elson faxina.

A criação dos Mutirões foi resultado de resolução tomada pelas entidades vinculadas à comunicação católica, especialmente SIGNIS, e o próprio Setor de Comunicação Social da CNBB, com o objetivo de aplica a metodologia dos congressos da UCBC no fortalecimento da Pastoral da Comunicação, com o apoio expresso das dioceses e meios de comunicação da Igreja, como ocorreu no evento de Joinville.

No caso do tema do 10º MUTICOM, o tema geral aproxima-se da proposta discutida há 39 anos (em 1978), pelo congresso da UCBC realizado em Bragança Paulista, SP.

Relíquia, no Google: Congresso da UCBC de 1978

O Google guarda um número histórico do Boletim da UCBC, mimeografado, em sua 89ª (outubro de 1978), dando conta dos debates sobre “Comunicação e Consciência Crítica”, tema do 7º Congresso, realizado na semana da pátria, na Universidade Franciscana, de Bragança Paulista. http://www.cpvsp.org.br/upload/periodicos/pdf/PUCBCRJ101978084.pdf.

Dissertação mostra o papel da UCBC na luta pela democratização da comunicação, no país
Uma dissertação de 1995, defendida na UFSC, descreve com detalhes a participação na luta pela democratização da comunicação no Brasil. Trata-se da pesquisa intitulada “AS VOZES DO SILÊNCIO DE UMA REDE DE REDES: O movimento pela democratização da comunicação no Brasil (1984-1994). de Márcio Vieira de Souza. A referência encontra-se na página pg. 137 e seguintes: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/76244/108118.pdf?sequence=1> .

Afirma o autor, nas páginas 139-140:
“A UCBC poderia ser classificada simplesmente como uma entidade ligada às igrejas progressistas, ou ecumênica, porém resolvemos situá-la como uma entidade ligada à área acadêmica e da pesquisa, pois ela tem dado uma contribuição relevante para o debate da comunidade acadêmica que vai para além das fronteiras das religiões cristãs, campo no qual ela se coloca. A UCBC através de seus congressos e publicações (livros, boletins), tem articulado e aberto espaço para a comunidade acadêmica, ligada a Universidades Cristãs, Universidades Federais, Organizações Não Govemamentais, entre outras, colocando em pauta temas sempre atuais para o momento. No XVIII Congresso Brasileiro de Comunicação Social realizado pela UCBC, o tema central do programa foi “Políticas de Comunicação das ONGs: o desafio da Democratização”. As ONGs e o Movimento pela Democratização da Comunicação foram temas muito discutidos durante o encontro. A riqueza e a diversidade de entidades que participam do Movimento pela Democratização da Comunicação estiveram representadas neste congresso. A UCBC tem presença constante nas articulações e encontros do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. A entidade teve significativa participação no encaminhamento da Segunda Quinzena Nacional da Lei da Informação Democrática (LID), organizada em setembro de 1993 e que apoiada e incentivada pela UCBC, com a participação da Rede de Imprensa Católica (UCBC,1993). Em alguns casos, como aconteceu por exemplo, no XVIII Congresso da UCBC, podem ocorrer também articulações transversais, pois estavam presentes, discutindo o tema da política de comunicação das ONGs, entidades que trabalham sob diversas óticas: movimento ecológico, movimento de mulheres, movimento sindical, movimento negro, etc. Neste congresso a UCBC se articulou com a ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não-Govemamentais). Toda essa diversidade de relações, faz com que a comunicação e a articulação em rede tenha que ser uma fina e complexa trama de relações e linguagens que leve em consideração as diferenças e articule as identidades para a criação de projetos comuns e conjuntos.”

 

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)