terça-feira, 1 de outubro de 2013

Artigos do professor Ismar de Oliveira Soares

Nesta página, constam os artigos do professor Ismar de Oliveira Soares, atual presidente da ABPEducom.

Ismar de Oliveira SOARES. Educomunicação: as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa, Estados Unidos e América Latina. In LIMA, João Claudio G. & MARQUES DE MELO, José (Orgs). Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, 2012-2013, Memória, Brasília, IPEA, vol. 4, pg. 169-202. [Para mais informações sobre os outros volumes, acesse: vol. 1, vol. 2, vol. 3]

Pais, filhos e Internet: a pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012 na perspectiva da Educomunicação - por Ismar de Oliveira Soares e Claudemir Edson Viana (TIC Kids Online Brasil 2012 [livro eletrônico]: pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes = ICT Kids Online Brazil 2012: survey on Internet use by children in Brazil / [coordenação executiva e editorial/executive and editorial coordination Alexandre F. Barbosa]. – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. 1,8 Mb; PDF.)

Meio Ambiente: gestão pública e educomunicação. Comunicacao e Educacao (USP), v. XVII, p. 133-137, 2012. 

Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor', in Comunicação & Educação. Comunicacao e Educacao (USP), v. XVII, p. 121-126, 2012.

A Licenciatura em Educomunicação e as novas diretrizes para o Ensino Fundamental. Comunicacao e Educacao (USP), v. 1, p. 7-15, 2011.

Educommunication in distance education: e-mentor communication processes for dialogue development. - Por Ismar de Oliveira Soares e Luci Ferraz Mello. In: McLuhan Galaxy Conference: Understanding Media, Today, 2011, Barcelona. McLuhan Galaxy Conference: Understanding Media, Today. Barcelona: Editorial Universidad Oberta de Catalunya, 2011. v. 1. p. 252-263.

Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero. Comunicacao e Educacao (USP), v. 3, p. 57-66, 2010.

Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos. Nómadas (Santafé de Bogotá), v. 30, p. 194-207, 2009. 

El derecho a la pantalla: de la educación a los medios a la educomunicación en Brasil. Comunicar (Huelva), v. 15, p. 87-92, 2008. 

The right to the secreen: from media education to educommunication in Brazil. Comunicar (Huelva), v. 31, p. 77-82, 2008.

Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito. Comunicação & Educação, v. 3, p. 39-52, 2008. 

A ECA/USP e a Educomunicação: a consolidação de um conceito, em dezoito anos de trabalho. Comunicação & Educação, v. 2, p. 7-12, 2007. 

A mediação tecnológica nos espaços educativos: uma perspectiva educomunicativa". Comunicação & Educação, v. 2, p. 39-52, 2007. 

Rádio na escola: a palavra viva. Carta capital, São Paulo, n.9, p. 44-46, 2006.
NCE - A Trajetória de um Núcleo de Pesquisa da USP. Revista Comunicação & 
Educação, São Paulo, v. X, n.1, p. 111-114, 2005. 15. 

Tv de qualidade, a revolução virá com as crianças e os jovens. Presente Revista de Educação, Salvador, v. 1, p. 45-47, 2005.

Educommunication: concept and aim. Ucip Media Challenges Amidst Cultural And Religious Pluralism, Genebra, v. 1, p. 113-116, 2005.

Celebrando 50 anos de Comunicação sob a Liderança da CNBB. Presença Pública da Igreja no Brasil, Ed. Paulinas - São Paulo - SP, p. 481-496, 2003.

Educação à distância como prática educomunicativa: emoção e envolvimento na formação continuada de professores da rede pública. Revista USP, São Paulo, v. 55, n.set/nov, p. 56-69, 2002.

Gestão Comunicativa e Educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo - SP, v. 23, n.jan/abr, p. 16-25, 2002.

Segunda Fase do educom.rádio tem início com 39 escolas. Boletim Informativo do Nce, São Paulo - SP, v. 5, p. 1, 2002. 

Educom.rádio: o que fazer depois do curso?. Boletim Informativo do Nce, São Paulo - SP, v. 6, p. 1-1, 2002. 

Educomunicación: un concepto y una práctica de red y relaciones. Redes Gestión y Cidadania, Quito -Equador, p. 37-52, 2001. 

Educommunication, the emerging new field. Telemedium, Estados Unidos, v. 46, n.1, p. 5, 2000. 24.

Educomunicação, um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, v. VII, n.19, p. 12-24, 2000. 

Educomunicación: comunicación y Tecnologias de la Información en la Reforma de la Ensenanza Americana. Dialogos de La Comunicación, Lima - Peru, n.59/60, p. 137-152, 2000. 

Educomunicação, as perspectivas de reconhecimento de um novo campo de intervenção social: o caso dos Estados Unidos. Eccos Revista Científica do Centro Universitário Nove de Julho, São Paulo, v. 2, n.2, p. 61-80, 2000. 

Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Revista Brasileira de Comunicação Artes e Educação, Brasília - DF, v. 1, n.2, p. 5-75, 1999. 

A Comunicação/Educação como novo campo do conhecimento e o perfil de seu profissional. Nexus, São Paulo, v. AnoIII, n.5, p. 07-28, 1999. 

La Educomunicación como deafio para nuestras organizaciones. Arandú, Quito - Equador, v. ano10, n.14, p. 12-13, 1999. 

A Comunicação no espaço educativo:possibilidades e limites de um novo campo profissional. Perspectiva (Erexim), v. Ano13, n.24, p. 11-22, 1994.

A Nova LDB e a comunicação: perspectivas profissionais para o terceiro milênio. Universidade, São Paulo, v. 1, n.1, p. 46-48, 1994.

A Era da Informação: tecnologias da comunicação criam novas relações culturais e desafiam antigos e novos educadores. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n.113/114, p. 11-19, 1993.

O Bacharelado em Gestão de Processos Comunicacionais. Tecnologia Educacional, Rio de janeiro, v. 22, n.113/114, p. 42-48, 1993.

Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 67, n.XVI, 1992.

Teoria y práctica de la comunicación: incidencia sobre los proyetos de educación para los medios en America Latina. Ceneca Unicef, Santiago - Chile, 1992.

A Comunicação Social no Currículo de 1º e 2º graus. Idéias, São Paulo, n.9, 1990.

Las nuevas demandas de la juventud y las facultades de Comunicación Social. Dia Logos, Lima - Peru, v. 25, 1989.

Feiras de Comunicação integram professores e alunos na busca de uma educação democrática. Revista de Educação. AEC, Brasília - DF, v. 69, n.17, 1988.

Educar com, apesar e para a comunicação. Revista de Educação. AEC, Brasília, v. 68, n.17, 1988.



Perfil do Professor Ismar na Internet




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