domingo, 1 de dezembro de 2013

Salesiana do Peru defende tese sobre educomunicação


A tese "Práxis da missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora a partir do referente teórico da educomunicação" foi defendida pela salesiana Rosa Ventura Mollo Freytas na Universidade Feminina do Sagrado Coração de Lima, no Peru. Trata-se de uma pesquisa sobre a pedagogia da missão educativa do ramo feminino da organização salesiana a partir do paradigma da Educomunicação. 


Ir. Rosa esteve em contato com o professor Ismar de Oliveira Soares, da ECA-USP e Presidente da ABPEducom, contextualizando seu trabalho doutoral. Dessa forma, pode dar continuidade ao trabalho educomunicativo que as salesianas vêm realizando desde 2000 com a assessoria do NCE-USP e que resultou em documentos internos, dentre os quais: a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana para as escolas salesianas do continente americano; Educomunicação: pequenos passos na nova cultura - um documento emitido pela sede mundial para as comunidades dos cinco continentes. 

Outro documento que apontou para essa questão é aquele denominado por Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA que aborda a educomunicação como algo inerente ao processo de educar em relação aos aspectos comunicativos em sintonia com seu sistema educativo: o Sistema Preventivo.

Mais informações no site da organização mundial: ccgfmanet.org


Saiba mais....

É importante também mencionar que esse não é o primeiro trabalho acadêmico. Em 2012, o salesiano paraguaio, Claudio Coronel, defendeu na Itália tese sobre escolas salesianas e educomunicação. No mesmo ano foi defendida dissertação sobre a Educomunicação na cultura escola salesiana por Antonia Alves na ECA-USP. Em 2004, outra tese fora defendida na Venezuela por Josefa Vicente, abordando os ecossistemas das comunidades educativas. Outros trabalhos foram mencionados na dissertação defendida na ECA.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...