sábado, 13 de setembro de 2014

Sócia da ABPEducom e membro do NCE-USP elabora curso de extensão à distância sobre educomunicação


A sócia da ABPEducom, Franciele Zarpelon Corrêa, vinculada ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) elaborou o curso Educomunicação: Mídia, Educação e Cidadania, ofertado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com início a partir de 13 de outubro na modalidade à distância. Além, de autora e tutora do curso, a pesquisadora atua com a proposta de Educomunicação em projetos do NCE como o curso de especialização Mídias na Educação, oferta São Paulo. As inscrições acontecem no período de 08 de setembro a 07 de outubro de 2014.

Como diferencial ou curiosidade do curso, "trago para estudo e reflexão um breve panorama do Projeto Alunos em Rede – Mídias escolares, fonte de pesquisa de mestrado que realizei na cidade de Porto Alegre (RS). Recupero também, aportes teóricos e reflexivos de cursista do Curso de Especialização em Mídias na Educação, Adélia Reiko Gushomoto Espindola, a qual foi minha orientanda no ano de 2013, pela Universidade Federal de Pernambuco e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo," menciona Franciele.

De acordo com a autora, o curso aborda reflexões acerca do campo teórico/metodológico da Educomunicação, destacando sua origem, conceito, princípios e áreas de intervenção. Elucida experiências educomunicativas de âmbito, educativo, social e ambiental trazidas por meio do MEC – Ministério da Educação e do MMA – Ministério do Meio Ambiente, assim como sinaliza outras práticas da área, como: Educom.rádio; Educom.rádio.centro-oeste, Educom.TV, Centro de Referência em Educomunicação da FUNDHAS, Educom.geração cidadã, Educomunicação socioambiental no Ministério do Meio Ambiente; Mídias na Educação; Mais Educação; Bem TV – Educação e Comunicação; Ciranda –Central de Notícias da Infância e Adolescência; MOC - Movimento de Organização Comunitária; Rede Mocoronga – uma rede de comunicação comunitária na Amazônia e o Projeto “AlemRede” – Alunos em Rede Mídias Escolares.

Ao final do curso ressalta-se o perfil do novo profissional que surge nessa área de atuação, o(a) Educomunicador(a), com enfoque especial para as novas competências tecnológicas, pedagógicas e comunicacionais requeridas ao mesmo(a) frente às tecnologias midiáticas em dias atuais. Como referencial teórico são recuperados autores de referência na área, como: Freire, Kaplún, Martín-Barbero, Soares, Citelli, entre outros.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...