quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Fundação Padre Anchieta cria novo canal para a Educação

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, anunciou na manhã de terça-feira, 2 de setembro, a criação de um canal com programação especial dirigida a alunos, pais e professores dos Ensinos Fundamental e Médio, a TV Cultura Educação. O anúncio foi feito durante sua participação no Fórum Nacional de Educação, realizado em São Paulo, com a presença de autoridades e especialistas de todo o país.


O projeto, que é uma parceria entre a emissora e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é um novo conceito de TV educativa, que usa como referência para sua programação os currículos da Educação Básica. “Hoje, a imagem está cada vez mais presente no dia a dia de todos, especialmente das crianças e jovens. Nós queremos transformar essa imagem em algo que possa ajudar na formação desses alunos”, ressaltou.

Mendonça enfatizou a importância de se utilizar a televisão como ferramenta da melhoria na Educação. “O mundo se transforma rapidamente, hoje, e nós precisamos adotar uma tecnologia para ajudar a qualidade na sala de aula, na formação do professor e do aluno. O canal irá colaborar para a democratização do acesso ao conhecimento, informando e envolvendo as famílias com a vida escolar de seus filhos”.

Segundo o presidente da TV Cultura, o canal utilizará o acervo, a experiência e o conhecimento da emissora para criar junto com a Secretaria da Educação e com especialistas na área uma grade voltada para o enriquecimento do currículo escolar. “A professora na sala de aula, previamente, poderá dizer: Assistam tal horário, tal matéria, tal programa, e amanhã trataremos desse assunto. Evidentemente, o aluno, ao assistir a matéria, saberá muito mais sobre o tema e, no dia seguinte, ao ter essa matéria na aula, ele terá muito mais possibilidade de aprender a questão. Isso vai facilitar a tarefa de dar aula e também a questão do aprendizado do aluno e de seus familiares, que poderão acompanhar de perto o aprendizado do jovem”, exemplificou.

Além da programação da nova TV, segundo Mendonça, a Cultura disponibilizará todo material na internet “de maneira a estar presente no dia a dia, ajudando a educação do jovem de uma forma mais agradável, atraente e gostosa”.

O conteúdo da TV Cultura Educação será baseado no currículo escolar e utilizará os recursos da tecnologia para apresentá-lo, sob supervisão de professores da Secretaria do Estado de Educação. “A TV Cultura trabalhará com a imagem de forma lúdica para atrair o jovem”.

A TV Cultura, além de seu sinal convencional na TV aberta, possui outros dois canais na TV digital, sendo um deles atualmente destinado à Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, que reúne professores da USP, Unicamp e Unesp, e disponibiliza aulas e cursos a distância, em diversas áreas. O outro dará lugar à TV Cultura Educação, que em breve estará no ar à disposição de todos. 
 

Fonte: Vania Aparecida Barboni, Fundação Padre Anchieta

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...