segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sócio da ABPEducom é mediador na campanha de prevenção sobre consumo de álcool na adolescência

adesivo_campanha_alcoolismoMaurício Silva é educador-educomunicador da Viraçâo e também é associado da ABPEducom. Compartilha a atividade que está desenvolvendo como mediador junto a adolescentes e jovens em relação à campanha de conscientização e prevenção do uso de álcool por menores de 18 anos.

A matéria é da Agência Jovem de Notícias...

Galera da Vira promove campanha de prevenção sobre consumo de álcool na adolescência

Meninos e meninas de treze anos compram vodka e vinho barato no bar da esquina e bebem no meio-fio. Isso é legal? Eles estão sendo descolados e maneiros ao pular etapas importantes de sua juventude e consumindo bebidas que farão muito mal para eles naquela idade? A resposta é “não”, e é exatamente isso que o grupo de jovens Na Responsa querem lembrar-nos, em parceria com a Ambev e a ONG Viração.

Com o objetivo de conversar com donos de estabelecimentos que vendem bebida alcoólica e pessoas na rua sobre a prevenção ao consumo de bebida alcoólica por adolescentes, a galera da Viração fará, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, na região Rua Augusta, partir das 14h, a primeira intervenção do Projeto Virando a Calçada, que faz parte do programa Jovens de Responsa – Ambev. A segunda intervenção será em 17 de dezembro, na qual será apresentada uma esquete, considerando o período das festas de final de ano.

Essa proposta de intervenção surgiu nos encontros e oficinas que aconteceram na sede da Viração durante os meses de outubro e novembro, com o foco na reflexão sobre a interferência de bebidas alcoólicas na formação física e psicológica dos adolescentes, como também a falsa ideia de que álcool torna o adolescente socialmente “mais legal”.

Durante o processo, a turma da Vira identificou que os adesivos da Lei 14.592, de 19 de outubro de 2011 – encontrados em bares e estabelecimentos comerciais para alertar sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para pessoas com menos de 18 anos – são insuficientes. Primeiro, porque afirma apenas a proibição, sem especificar suas razões; segundo, porque a linguagem não dialoga com o público jovem.

Foi então que essa galera desenvolveu um adesivo para ser distribuído e colado em pontos de venda de bebidas alcoólicas na região da Rua Augusta, em São Paulo. A ideia é estabelecer um diálogo com os donos de estabelecimentos, seus frequentadores e com a população em geral para parceria e colaboração com essa campanha de sensibilização. Além do contato pessoal no dia da ação, a ideia é também discutir prevenção do consumo de bebida alcoólica por adolescentes.

Você dono de estabelecimento que vende bebida alcoólica, seja você também responsável por esta campanha. Colabore colando o adesivo da campanha do projeto Virando a Calçada!

Por Equipe Viração

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