segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Educomunicação integra atividades do 9º USP ESCOLA

Abertura do 9º USP Escola - Semana de curso Educomunicação para 44 professores
Em janeiro, período de férias escolares, acontece na Universidade de São Paulo o 9º. USP ESCOLA. Organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física (CCEx-IFUSP), reúne cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino médio, com temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. Com isso, pretende-se não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.


Neste programa de extensão, será oferecido a 2ª edição do curso organizado pela equipe do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA. Trata-se do curso “Educação Midiática e práticas educomunicativas”, com 40 horas de duração, com 40 inscritos . O curso é coordenado pelo Professor da Licenciatura em Educomunicação, Dr. Claudemir Edson Viana, e conta com a colaboração de pesquisadores do NCE Carmen Gattas, Paola Prandini, Daniela Próspero, Maria Izabel Leão e Claudia Mogadouro.

O curso procura atender a grande demanda de atualização na formação dos docentes de todos os níveis de ensino tratar de questões relativas à presença da mídia como ator social e mediação educativa (Martín-Barbero:2001), para explorá-la como conteúdo e como estratégia de suas práticas pedagógicas.

Para tanto, o curso explora diversas abordagens quanto às interfaces entre dois campos do conhecimento, a educação e a comunicação, para dar conta de entender e lidar com o fenômeno sócio cultural representado pela presença das mídias no cotidiano de todos.

Por isso, a educomunicação apresenta novas propostas para compreensão destes processos e representa um novo campo do conhecimento interdisciplinar e paradigma para uma educação midiática autoral e cidadã, crítica e comprometida com a transformação social(SOARES, 2000).

Nesta edição, a novidade é que as atividades poderão contar com apoio de técnico e instalações do CCA para a produção midiática. Dentre os temas, serão tratados educação midiática nas diversas perspectivas teórico-metodológicas, Educomunicação transversando o currículo do Ensino Básico: Educomunicação Socioambiental, Praticas Educomunicativas e currículo escolar: educação integral, O jornalismo na educação, gênero e etnia na educação.

Dentre os objetivos do curso, está atender a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assim como dos Parâmetros para a Educação Fundamental de 9 anos, no que diz respeito à introdução das linguagens da comunicação social e das tecnologias da informação nos currículos escolares. Para tanto, o curso abordará o conceito e as práticas da educomunicação, enquanto procedimentos favorecedores de ações interdisciplinares, tanto no âmbito da relação dos adolescentes e jovens com o mundo da mídia (educação para uma recepção ativa das mensagens dos meios de comunicação) quanto no âmbito do emprego dos recursos da informação, como exercícios que viabilizem o protagonismo dos estudantes no domínio das novas linguagens. Serão apresentados exemplos de práticas educomunicativas que colaboram com o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos se articulem, de forma transdisciplinar, para o exercício de produção e expressão de seu olhar sobre seu mundo, aguçado para uma abordagem cada vez mais crítica e criativa.

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