segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Educomunicação será objeto de estudo no 39º Congresso da Intercom, em 2016, na ECA/USP

Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e programado para realizar-se no campus da ECA/USP, entre 5 e 9 de setembro de 2016, o XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS da CCOMUNICAÇÃO INTERCOM tomará o conceito e a prática da educomunicação como objetos de estudo e apresentação de trabalhos.

Metas:
O XXXIX Congresso da Intercom se propõe a atingir, entre outras, as seguintes metas:

· Divulgar a produção científica do país e do exterior na área de Comunicação e da Educomunicação;

· Abrir espaço para a apresentação à comunidade acadêmica de novos pesquisadores, bem como proporcionar encontros e debates entre estudantes de educomunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV, cinema, produção editorial, entre outras áreas, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação;

· Proporcionar o intercâmbio de pesquisadores, conhecidos pela sua produção acadêmica e científica publicada e utilizada como parte da bibliografia dos cursos de Comunicação, em destaque neste ano, para as pesquisas na interface comunicação/educação, com jovens estudantes da pós-graduação e da graduação na área da Comunicação;

· Promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais das diversas atividades que envolvem a área de Comunicação e a interface comunicação/educação;


Tema Geral: Comunicação e educação

Há 30 anos, a Intercom assumia a relação Comunicação/Educação como tema de seu oitavo congresso nacional, celebrado em Indaiatuba, interior de São Paulo. Os organizadores do evento indagavam-se, em 1985, sobre os caminhos que estes dois campos viam-se na contingência de cruzar, na perseguição de seus respectivos programas de intervenção social.

Em 2016, a INTERCOM retoma o tema, em seu XXXIX congresso, no espaço da Escola de Comunicações e Artes da USP. No caso, o tema do ciclo de estudos central do evento, para além dos “caminhos cruzados”, discutidos em 1985, em tempos da comunicação alternativa e da educação popular, buscará identificar os “caminhos efetivamente integrados”, na interface Comunicação/Educação.

Particularmente, o evento pretende refletir em torno da natureza e do volume das pesquisas que se debruçaram, especialmente a partir da virada do século, sobre a interface criativa entre Comunicação e Educação, desvendando as questões delicadas da interface, procurando entender sua força transformadora numa sociedade que busca superar suas desigualdades e se debate contra a lógica integradora via os interesses de poucos no mercado.

O tema reflete, ainda, os avanços que já permitiram resultados práticos com o surgimento de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), além de alimentar cursos de especialização lato sensu e uma consolidada linha de extensão mantida por universidades públicas e privadas, favorecendo, nos últimos 15 anos, a criação e manutenção de políticas públicas, em níveis municipal, estadual e federal, contribuindo significativamente para a melhoria da educação em todo o pais.

Participação

Todos os critérios de participação são amplamente divulgados com antecedência, inclusive no endereço da INTERCOM na web, em www.portalIntercom.org.br.

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