segunda-feira, 28 de março de 2016

Município de Andirá, PR, aprova "Lei Educom"

A Câmara Municipal de Andirá aprovou no dia 23 de março, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 21/2016, de autoria do Prefeito José Ronaldo Xavier, criando, em âmbito inter-secretarial, o Programa “Educomunicação em Políticas Públicas”. O evento foi acompanhado por representantes de vários setores do público municipal que lotaram a casa de leis para apreciação da pauta que torna o município de Andirá o primeiro do estado a institucionalizar a Educomunicação.

Sob o comando do jornalista e Secretário Municipal de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné, o projeto está sendo implantado desde o início de 2015, quando assumiu a Secretaria e redirecionou a ótica de ação da pasta, inserindo a teoria da educomunicação no cronograma de planejamento estratégico. “A missão era promover uma ruptura de paradigma discursivo da Secretaria, redirecionando a missão que antes era apenas de divulgar atos oficiais, mas, também, reconhecendo o papel estratégico da comunicação pública no âmbito da ampliação e enriquecimentos dos ambientes comunicacionais”, destacou Dedoné.

Além do renorteamento de visão da Secretaria, ele também promoveu uma capacitação continuada com o tema “Educomunicação: Fundamentos, Áreas e Metodologias”, com o intuito ampliar debates e levar aos servidores públicos do município, conhecimentos sobre práticas educativas em comunicação, educação para os meios, mediações tecnológicas, gestão da comunicação nos espaços públicos, artes e comunicação, entre outros temas ministrados por palestrantes renomados que estiveram em Andirá para os debates, entre os quais, os jornalistas e apresentadores de TV Alberto D´Angele (RPC) e Barbosa Neto (RIC – Record) e a ex – ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Márcia Lopes.


Áreas de atuação
O Projeto de Lei encaminhado à câmara e aprovado nesta quarta-feira converge várias áreas, propondo ferramentas e ações de comunicação nas Secretarias de Ação Social (CRAS, CREAS, Projeto Esperança, Centro de Convivência dos Idosos, Casa Lar, Casa dos Idosos, Coordenadoria Municipal de Juventude), Educação e Cultura(Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais), Esporte (Projetos Sociais), Agricultura e Meio Ambiente (Educomunicação Socio Ambiental), Administração (RH), Assuntos Governamentais, Saúde (UBS, Vigilância Epidemiológica e de Endemias, entre outros setores); buscando a ampliação do ecossistema comunicacional por meio de produções de rádio, jornal, audiovisual, fotografia e outras ferramentas. “Isso com subsidio da assessoria técnica da Secretaria de Comunicação e a formação continuada dos profissionais das diversas áreas, durante os módulos, para que possam atuar e aplicar a educomunicação”, disse.
Ao ser transformado em lei, a Educomunicação passa a ser uma política contínua a ser desenvolvida tanto na rede municipal de ensino fundamental quanto nos espaços sob a responsabilidade das outras secretarias de governo. Durante a sessão de aprovação da lei, os vereadores André Rossato (PTN), João Mitrovini Filho (PTB), Alex Rodrigues Shibata (PTB), Paulo Alves (PSD) e Wagner Calixto (PSC) fizeram uso da palavra, parabenizando a gestão do projeto e destacando a importância dele para ampliar conhecimentos e melhorar a comunicação entre o poder público e a população. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue, agora, para sansão do chefe do executivo. "Eu quero agradecer muito ao prefeito Xavier e a Primeira Dama, Ana Lúcia, que acreditaram na importância da Educomunicação para modernização do sistema pedagógico e da missão de gestão da comunicação pública; aos vereadores que acompanharam todo o trabalho e hoje, votaram reconhecendo a importância do projeto para o funcionalismo público e aos profissionais das diversas áreas que estão acreditando nestas melhorarias que estamos tecendo com o Educom. É um dia histórico por que é o primeiro município do Paraná a institucionalizar a Educomunicação", finalizou o Secretário.

 Lei Educom de Andira-PR.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...