segunda-feira, 10 de abril de 2017

Senado aprova projeto de lei que cria o 'Dia Nacional do Teatro Acessível'

O Senado Federal aprovou na última semana o 'Dia Nacional do Teatro Acessível', a ser celebrado em 19 de setembro, anualmente.

A data é um desdobramento da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, criada em 2011 pela Escola de Gente para garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência na vida cultural de suas cidades.

Desde 2003, a Escola de Gente percorre o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível em que crianças, adolescentes e jovens com e sem deficiência assistem aos espetáculos juntos e simultaneamente com ampla e diversificada oferta de acessibilidade física e na comunicação.



O caminho da construção de um dia nacional para o teatro acessível foi longo. Começou em 9 de maio de 2013, quando, por iniciativa da Escola de Gente, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, foi realizada a primeira audiência pública com total acessibilidade do Congresso Nacional.

Naquele dia, a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” inspirou a criação de um Dia Nacional. E por que o 19 de setembro? Por que este é justamente o Dia Nacional do Teatro.

(*) Notícia publicada originalmente pela página Escola da Gente

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...