Crédito: http://paroquiasantaluziaparaiba.blogspot.com.br/

“Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” é o tema da Mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais a ser celebrado no dia 17 de Maio de 2015. A mensagem fora anunciada no último 23 de janeiro. Essa é a único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticono II por meio do Decreto Inter Mirifica (1963), convidando as dioceses de todo o mundo a organizarem atividades para comemorar este dia, com missas, encontros de formação, coletivas de imprensa, debates etc.
De acordo com a CNBB, a mesma retoma a “reflexão sobre os ensinamentos de S. João Paulo II na “Familiaris consortio”, que trata das mudanças culturais e a família. Em um trecho da encíclica, o santo escreveu que “as relações entre os membros da comunidade familiar são inspiradas e guiadas pela lei da ‘gratuidade’ que, respeitando e favorecendo em todos e em cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, solidariedade profunda”.

Será um momento oportuno para a Igreja do Brasil por meio da CNBB ampliar os momentos formativos relacionados aos processos de comunicação fundamentados na proposta da Educomunicação como enfatiza o Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil (Doc. 99). Esse documento de número 99 assegurou em seu texto a presença do conceito, tendo o professor Ismar de Oliveira Soares participado de sua construção.