Entre os dias 3 a 5 de novembro de 2016, a UNESCO irá realizar na ECA/USP o Global MIL (Media Education and Information Literacy) Week. O evento trará a São Paulo representantes do movimento em torno à educação midiática e informacional de todo o mundo. Media and Information Literacy: New Paradigms for Intercultural Dialogue será o tema geral do evento. Para participar com apresentação de papers há duas possibilidades: diretamente pelo site da Unesco ou via ABPEducom – enviar resumo até o dia 10 de julho.

A Unesco acolheu a oferta de colaboração da ABPEducom que vem acompanhando toda a mobilização em todo da organização e buscando formas de estar presente no evento, enquanto a maior entidade a reunir estudiosos e promotores da educação midiática e informacional, no Brasil.

É importante lembrar que um dos associados da ABPEducom encontra-se na comissão coordenadora internacional do evento: Alexandre Sayad. Por seu lado, entre os colaboradores da ECA, trabalham os professores Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Viana e Brasilina Passarelli da Escola do Futuro.

Abaixo todas as informações sobre o processo de inscrição e participação.

1. Inscrição diretamente com a UNESCO, independentemente da ABPEducom
A UNESCO está promovendo, a partir de Paris, um Call for Paper Internacional, mediante o qual a
organização selecionará os participantes que virão ao Brasil. A expectativa é a de que a submissão seja feita em inglês, levando em conta que a comissão avaliadora será constituída por especialistas
internacionais. Os brasileiros que se sentirem habilitados poderão inscrever-se diretamente no site da UNESCO. Adiantamos que a ABPEducom não é responsável pelo encaminhamento das inscrições feitas diretamente no site da UNESCO e não exercerá qualquer influência sobre suas acolhidas.

2. Inscrição, através da ABPEducom
Para os associados da ABPEducom, assim como para os pesquisadores e profissionais dedicados à
Educomunicação, à Mídiaeducação à Literacia Informacional no Brasil, foi aberta, pois, a possibilidade de inscreverem-se no evento mediante sua integração ao VII Encontro Brasileiro de Educomunicação previsto como parte integrante das atividades do encontro global.
São 150 vagas a serem ocupadas por interessados em apresentar um paper executivo sobre o tema do evento: Media and Information Literacy: new paradigms for intercultural dialogue. Lembramos que o inscrito pela ABPEducom terá acesso aos atos públicos do evento (sob responsabilidade da UNESCO), podendo, ademais, participar dos debates temáticos a serem promovidos no interior do programa geral do evento (parte deles por iniciativa da própria ABPEducom).

3. Forma de participação no VII Encontro Brasileiro de Educomunicação/V Global MIL Week
A participação no VII Encontro da ABPEducom/V Encontro da UNESCO se dará pela integração do inscrito num dos “Debates Temáticos” previstos para as tardes do evento (3 e/ou 4 de novembro de 2016).
Os Debates Temáticos reunirão os autores de papers por sintonia/complementaridade entre seus conteúdos, permitindo uma troca de informações entre especialistas. Não se trata, pois, de apresentação de papers e, sim, de integração num dos painéis colaborativos definidos a partir de interesses teóricos ou programáticos comuns.

Dada a natureza do evento global, o propósito da ABPEducom é o de abrir espaços para as diferentes
abordagens a partir das quais a educação midiática e informacional ocorre no Brasil. Referimo-nos, aqui, especialmente, aos conceitos de Educomunicação, Mídia-Educação, Literacia Informacional/Infoeducação, Arte-Educação como expressão comunicativa, em suas articulações com o diálogo intercultural,

Nesse sentido, os Debates Temáticos levarão em conta, entre outros tópicos, os seguintes subtemas
indicativos:

  • Fundamentos teórico-metodológicos da Educomunicação
  • Fundamentos teórico-metodológicos da Mídia-Educação
  • Educomunicação e/ ou Mídia-Educação, no contexto de políticas de diversidade, inclusão e equidade
  • Gestão de projetos de Educomunicação ou da Mídia-Educação em organizações sociais
  • Gestão de projetos de Educomunicação ou da Mídia-Educação na educação formal
  • Educomunicação e/ou Mídia-Educação, TIC e protagonismo infanto-juvenil
  • Literacia Informacional (Infoeducação), como condição para o exercício da cidadania
  • Literacia Informacional (Infoeducação), acessibilidade e segurança na Internet
  • Propostas curriculares a partir da ótica da educação midiática e informacional
  • Arte-educação e formação cidadã para a expressão comunicativa

4. Como se candidatar
Levando em conta o número de vagas abertas (150), a ABPEducom fará uma seleção entre os que fizerem uma pré-inscrição no site da associação, apresentando (em dois ou três parágrafos, com no máximo 20 linhas) uma proposta de paper executivo.
A proposta de paper executivo deve versar sobre o tema geral do evento, trazendo uma súmula de pesquisa acadêmica ou um relato circunstanciado de práticas e/ou políticas na área objeto de análise.
Aos que tiverem sua pré-inscrição aceita, lembramos que o conceito de paper executivo se traduz por um texto de em média 7 páginas, de rápida leitura, mas significativo o suficiente para certificar que o candidato à vaga é alguém da área e que está habilitado a participar das reuniões temáticas que serão promovidas ao longo do evento, nos dias 3 e 4 de novembro.
Os papers executivos comporão um E-book ser editado e publicado após o evento.

5. Processo de inscrição
A candidatura far-se- á mediante os seguintes passos:

1º. Manifestação de intenção de participar do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação e do V Global MIL Week, preenchendo a ficha de pré-inscriçãoLimite de data para a pré-candidatura: 10 de Julho, às 24h00.

2º. Retorno avaliativo: em 20 de julho, os pré-inscritos serão informados sobre o resultado da avaliação de suas propostas (aprovação, aprovação aguardando vagas, desaprovação)

3º. Consolidação da inscrição: os pré-candidatos aprovados devem tomar duas providências:
a) Inscrever-se imediatamente no evento, pagando a taxa de inscrição (associados da ABPEducom com anuidade em dia até a data: R$ 150,00. Não associados: R$ 270,00. Dead line para a inscrição: 30 de julho.
Os pré-candidatos que não se inscreverem até 30 de julho abrirão vagas para outros interessados em
processo de espera.

b)   Produzir o paper executivo, remetendo-o até 15 de agosto, para análise da comissão científica.
À medida que a Comissão Científica for entregando os resultados das avaliações dos papers, as vagas
jacentes serão oferecidas aos candidatos em lista de espera, devendo, no caso seguir os prazos que forem sendo fixados.

Solicitamos, pois, aos interessados em participar do V Global MIL Week da UNESCO, através das vagas abertas para o VII Encontro Brasileiro de Educomunicação da ABPEDUCOM, que manifeste seu interesse enviando mensagem (com os documentos indicados no item 1º) para a Secretaria da ABPEducom (secretariaabpeduco@gmail.com), na pessoa da Prof. Jurema Xavier.

Prof. Ismar de Oliveira Soares
Presidente