Mulher, entre 38 e 57 anos, com mestrado e do Estado de São Paulo. Esse é o perfil genérico de quem é associada(o) à ABPEducom. Foi possível chegar a esse perfil a partir de uma pesquisa realizada entre nossos membros, presentes em 18 estados brasileiros e no DF, além de dois países europeus, durante novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Recebemos informações de 116 pessoas, que responderam perguntas acerca de sua formação acadêmica, prática profissional e interesses em Educomunicação.

Liderada pela Diretoria de Assuntos Profissionais e Formação Continuada, a pesquisa revela que a maioria dos associados da ABPEducom são jornalistas de formação. Estes somam 37% dos que participaram do levantamento. Mas outras carreiras da Educação, como Pedagogia, Letras e História também figuram como a formação de boa parte dos que integram a associação.

Outro dado relevante é que a maioria dos associados se dedica à iniciativa pública (41%), exercem cargo de gestão e/ou atuam como professores. Nesse sentido, o público de nossos associados é, majoritariamente, de jovens e adultos, a partir dos 18 anos.

Com relação à atuação com Educomunicação, há um equilíbrio entre dedicação à pesquisa científica/docência e à ação interventiva. “A partir das respostas dadas pelos associados sobre o projeto de Educomunicação aos quais se dedicam, foi possível categorizá-las em 10 tipos diferentes de práticas. A que mais envolve associados é a pesquisa científica, mas também se destaca o trabalho com mídias e tecnologias na Educação”, explica Bruno Ferreira, diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom.

Ao final do relatório há uma breve descrição dos projetos educomunicativos dos associados, organizados de acordo com as categorias sistematizadas, com os nomes e e-mails das pessoas responsáveis. A ABPEducom pretende, com isso, proporcionar o intercâmbio de experiências entre os membros da associação.

Clique aqui para acessar a íntegra do relatório O perfil da(o) associada(o).

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)