A ABPEducom realizou no último sábado (02) a Assembleia Geral da associação — evento fundamental para discutir o balanço do ano de 2017 e também planejar ações futuras. Para quem não participou ou se interessa em fazer parte da ABPEducom, divulgamos hoje (07), em síntese, os principais tópicos discutidos na reunião.

Clique aqui e confira as fotos da Assembleia

Na abertura, o presidente da ABPEducom, prof. Ismar Soares, apresentou uma mensagem sobre os objetivos e os desafios atuais da ABPEducom. Confira no vídeo abaixo: por que é importante se associar à ABPEducom?

Na apresentação do prof. Ismar, os principais tópicos discutidos foram:

– A ABPEducom tem como objetivo difundir a Educomunicação e apoiar os educomunicadores, valorizando a carreira;

– A importância da ABPEducom se consolidar no âmbito nacional dando mais atenção aos associados e divulgando as áreas que mantemos. Por exemplo: eventos nacionais e internacionais, publicações, assessoria aos associados, projetos de Educomunicação com a iniciativa privada e pública, cursos, canais de Comunicação com público.

– O papel do associado também implica participar e apoiar as atividades da ABPEducom. Isso significa que, ao estar envolvido, cresce o fortalecimento em relação às áreas de atuação da Educomunicação e aos seus profissionais.

Logo após a abertura, a diretoria passou a apresentar o balanço das atividades. Clique aqui e confira o documento divulgado sobre as ações da ABPEducom no ano de 2017.

De forma geral, podemos dizer que a ABPEducom cresceu significativamente neste primeiro ano da nova diretoria. Conseguimos conquistas que vinham sendo gestadas em diretorias anteriores: (1) implantamos o curso presencial de Formação em Educomunicação, (2) desenvolvemos e participamos de projetos de outras instituições, (3) protagonizamos projetos da própria ABPEducom, (4) lançamos mais uma publicação e buscamos divulgar a Educomunicação participando de eventos em todo o Brasil e no exterior. Além das diversas ações, passamos a fazer parte de outras instituições, entre elas:

– Comitê Gestor da Internet no Brasil – Cetic.br – Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Clique no link para conhecer: http://cetic.br/

– A Socicom, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação. Clique no link para conhecer: http://www.socicom.org.br/

Internamente, ganhamos novos associados e vamos conseguir fechar o ano com saldo positivo. Com o expressivo crescimento, a diretoria da ABPEducom está comprometida em melhorar o relacionamento junto aos associados,  divulgando todas as áreas que trabalhamos.

Também recebemos convites de outras instituições de relevância nacional, o que demonstra o acertado caminho da ABPEducom quanto a seus valores e comprometimento.

Planejamento para 2018

As principais metas para o próximo são:

– Melhorar o relacionamento com os associados e incluí-los cada vez mais nas atividades a serem desenvolvidas.

– Implantar o curso de Formação em Educomunicação EaD para atingir todo o território brasileiro.

– Desenvolver ainda mais a parceria em projetos com outras instituições públicas e privadas.

– Realizar o VIII Educom que acontecerá conjuntamente com o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação do NCE/USP.

– Publicar o livro Educom na Prática – com artigos e relatos somente dos associados da ABPEducom.

– Criar e promover as conferências livres sobre educomunicação com os associados.

ENCERRAMENTO:

A assembleia foi encerrada pelo prof. Ismar que pediu a todos os associados que enviem suas ideias e propostas para a ABPEducom, pois, o aperfeiçoamento da Associação depende de uma construção conjunta de associados e diretoria.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]