Foto: Mauricio Silva

No último sábado (12/08), a ABPEducom deu início à primeira edição do Curso de Formação em Educomunicação, uma das ações de formação continuada da associação no contexto do ProEducom – Programa de Formação em Educomunicação. O processo formativo, de 40 horas, é ministrado nas dependências da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, aos sábados, até 16 de setembro.

A turma, de 38 participantes, é composta por profissionais e pesquisadores de Comunicação e Educação e o corpo docente do curso é composto por associados da ABPEducom. No primeiro dia de atividades, os participantes se apresentaram e compartilharam expectativas quanto ao curso. Nessa ocasião, a aula inaugural ficou a cargo do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom. Na sequência, o diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da associação, Bruno Ferreira, que coordena o curso, explicou aos participantes os critérios de avaliação, metodologia e objetivos do curso.

Clique aqui e veja fotos do primeiro dia de atividades

“Trata-se de uma turma bastante diversa, em que há pessoas que buscam aprofundar-se em conceitos e teorias acerca da interface comunicação e educação, uma vez que já praticam a Educomunicação em seu cotidiano profissional, mas há ainda os pesquisadores, que conhecem mais a discussão teórica e que desejam conhecer casos em que a Educomunicação é colocada em prática”, diz Bruno Ferreira.

Conteúdos e metodologia do curso

O Curso de Formação em Educomunicação é organizado em três módulos de 12 horas cada, além de quatro horas de Introdução à Educomunicação, que é o primeiro momento do processo formativo. Ao longo dos próximos sábados, os inscritos terão aulas teórico-práticas sobre Fundamentos e Interfaces da Educomunicação (Módulo 1), com o Prof. Dr. Claudemir Viana, coordenador do NCE/USP e secretário executivo da ABPEducom; Práticas e Princípios da Educomunicação (Módulo 2), com a Profª. Ms. Paola Prandini e com o Prof. Ms. Maurício Virgulino Silva, também associados. Por fim, terão aulas sobre Gestão, planejamento, implementação e avaliação de projetos educomunicativos, com a Profª. Ms. Daniele Próspero, secretária de finanças da ABPEducom.

A proposta da formação é fomentar, de modo criativo, a ação educomunicativa em diferentes espaços. Por essa razão, os participantes do curso trabalharão aos sábados em grupos. Aula a aula, com base em leituras e discussões, serão sensibilizados em dinâmicas de grupo e desafiados pelos docentes a planejar ações em que os conceitos estudados possam ser colocados em prática. No último dia do curso, a turma compartilhará seus projetos de Educomunicação em uma grande roda de conversa.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)

5 respostas a “ABPEducom inicia primeira edição do Curso de Formação em Educomunicação”

  • Já tem uma data para a próxima turma? Gostaria de informações sobre o curso. Obrigada!

    • Estamos trabalhando pra que a próxima edição seja em outubro de 2017.
      Abraços.

    • Estamos trabalhando pra que a próxima edição seja em outubro de 2017.
      Abraços

    • Estamos trabalhando pra que a próxima edição seja em outubro de 2017.
      Abraços

Os comentários estão desativados.