Está no ar o novo portal de publicações da ABPEducom. O repositório, que pode ser acessado no endereço abpeducom.org.br/publicacoes, reúne todos os e-books produzidos pela Associação desde que foi criada.

Cada título possui uma página específica na qual é possível visualizar o livro completo ou cada um dos seus capítulos individualmente. Os textos podem ser baixados no formato PDF e foram configurados para facilitar a localização de trechos ou a leitura por tecnologias assistivas.

Todas as obras são avaliadas por pareceristas externos (processo conhecido como “peer review“, o controle de qualidade padrão da ciência) e de acesso aberto, licenciadas sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0). Isso significa que os leitores podem compartilhar e adaptar os conteúdos, desde que sejam dados os créditos, o uso seja para fins não comerciais e o material remixado seja compartilhado com a mesma licença.

O portal foi desenvolvido utilizando software livre e de código aberto (open source). A plataforma escolhida, OMP, é a mesma adotada por grandes instituições de ensino e pesquisa. Os livros também estão em negociações para serem indexados em serviços internacionais de busca, como o WorldCat (no qual já estão acessíveis) e a Web of Science, o que facilitará sua disseminação.

Acervo

São sete as obras disponíveis até o momento. “Educomunicação e suas áreas de intervenção“, lançada em 2017, compila os melhores trabalhos apresentados no VII Educom (Encontro Brasileiro de Educomunicação).

Outros quatro livros, editados em 2016, agrupam trabalhos inscritos no VI Educom e III Educom Sul (Encontro de Educomunicação da Região Sul) sob os temas “Educomunicação e diversidade” (com foco em saberesabordagens e práticas) e “Educomunicação e alfabetização midiática“.

Completam o acervo o e-book “Educomunicação e Direitos Humanos“, de 2014, com uma seleção de papers do I Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, e os anais do V Educom, publicados no mesmo ano.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]