Alton Grizzle, o especialista jamaicano que responde pelo programa da Media and Information Literacy, da UNESCO, encontrou-se com a educomunicação em São Paulo, durante o Global MIL Week (2 a 5 de novembro) e falou sobre o conceito e sua prática, em Brasília, no dia 7 de novembro, no seminário promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

A ABPEducom no Global mil Week
Ao longo de todo o ano de 2016, a ABPEducom envolveu-se na preparação do V Global MIL Week, a partir de sua competência específica, que é a articulação dos promotores da educação midiática e informacional, no Brasil, sob a perspectiva latino-americana, hoje denominada pelo NCE/USP como Educomunicação.
Para receber a UNESCO e facilitar o encontro dos brasileiros com as metas desta entidade, a ABPEducom obteve sua inclusão no concept note do evento, fato que lhe permitiu promover o VII Educom durante o período do seminário global.
Para tanto, promoveu um call for paper, no primeiro semestre de 2016, obtendo o aproveitamento de 136 propostas, reunidas em 36 paineis (Debates Temáticos), apresentados nas tardes dos dias 3 e 4 de novembro. Além disso, a Secretaria Executiva da entidade que fez uso do site www.viieducom.com para trazer a são Paulo um total de 400 inscritos, provenientes de 15 estados brasileiros.
Alton Grizzle: aproximações
Enquanto chefe da delegação da UNESCO, o Sr. Alton Grizzle, esteve diuturnamente ocupado com as diferentes atividades previstas na programação internacional. No entanto, bastaram alguns encontros com os adolescentes dos projetos “Educom.geraçãocidadã.2016” e “Imprensa Jovem” – que circulavam pelo espaço, promovendo as já conhecidas “coberturas educomunicativas” – para entender o carisma latino-americano do conceito. Aproveitou, por outro lado, os poucos momentos em que o conceito foi mencionado expressamente, como ocorreu num dos painéis da abertura do Global MIL Week, para se aproximar da proposta defendida pela ABPEducom. O fato permitiu que demonstrasse, ao final, seu apreço pela contribuição latino-americana, passando a referir-se ao termo “educomunicação”.
Alton inclui “Educom”, em sua apresentação, em Brasília
Impressionou a plateia presente ao encerramento do evento global, no dia 5 de novembro, no Auditório Paulo Emílio, na ECA, a forma compreensiva como Alton referiu-se ao tema da Educomunicação, O fato ficou mais explícito no encontro promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, no dia 7 de novembro, momento em que o termo “Educom” passou a integrar as lâminas da apresentação em PPT apresentada aos membros do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional.
 

Alton durante Seminário sobre Educação Midiática no Conselho de Comunicação Social, em Brasília

Em Brasília, a palestra do Sr. Alton foi circundada por um legítimo momento educomunicativo, integrando-se, num mesmo espaço, às falas e experiências apresentadas pela Profa Raquel Paiva (UFRJ), que contextualizou os exercícios de ”leitura crítica da comunicação” junto a jovens da Favela da Maré, no Rio; pela Profa. Sandra Zita Silva Tine, representando a Secretária de Educação Básica do MEC, que apresentou o Projeto Mais Educação, responsável por levar, ao longo dos últimos 5 anos, a análise e a produção midiática a quatro milhões de criança e jovens de dez mil escolas do pais; e pelas alunas do ensino fundamental Clarice Villari (do Colégio Dante Alighieri) e Maria Eduarda Silva de Oliveira (do CEU EMEF Casa Blanca) ambas de São Paulo, integrantes do projeto interinstitucional Educom.geraçãocidadão.2016

Segundo o Prof. Ismar de Oliveira Soares, membro Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e coordenador do Seminário, os conselheiros foram pródigos em palavras de apreciação sobre os resultados do evento, afirmando que haviam participado do painel mais impactante realizado no Auditório Alexandre Costa, no Senado Federal, ao longo de 2016: “Garantiram que o evento contribuiu de forma decisiva para o entendimento de que as autoridades do Executivo e do Legislativo necessitam estar atentas à importância estratégica de se definir políticas que facilitem a educação midiática e informacional, no Brasil, em sintonia com as metas da UNESCO”, informou Soares.
Alton Grizzle: entrevista sobre Educomunicação
Em diálogo com a ABPEducom, Alton Grizzle enalteceu a aproximação possível entre o conceito de Educação Midiática defendida pela UNESCO e o conceito da Educomuncação proposta pela ECA e pela ABPEDUCOM. Em entrevista ao blog da ABPEducom, Grizzle afirmou, textualmente: “A Unesco usa este termo MIL – Media Information Literacy (Literacia Midiática e Informacional), que é muito similar ao que estamos chamando de Educomunicação, no Brasil.  MIL diz respeito aos jovens e, na verdade, a todos os cidadãos. Pois, precisamos saber como (e o que) pesquisar, avaliar, classificar e criar sobre a informação. Precisamos saber como avaliar criticamente uma informação para sermos capazes de diferenciar o que são fatos e o que são opiniões. E a Unesco elogia a Educomunicação pelo trabalho que vocês estão fazendo. Esse é um trabalho importante e todas pessoas devem saber sobre ele”.
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link: https://www.youtube.com/watch?v=cLu-93fzEww

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)