O associado da ABPEducom Jesualdo Freitas compartilha as produções acadêmicas do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares – uma ação da inclusão digital da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre-RS. No espaço do blog Além Rede é possível encontrar artigos acadêmicos, TCC e dissertações, além de textos que registram a trajetória do do trabalho educomunicativo. 

Entrevista com o professor Jesualdo Freitas



O professor Jesualdo contextualiza a proposta:

Além dos textos acadêmicos há um registro da Professora Drª Carla Meiners – UFRGS sobre a participação de alunos do ensino fundamental em sala de aula de graduação, e há outros textos escritos por mim colocando aspectos do processo de desenvolvimento do Projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares ou AlemRede, em sua trajetória. 

O texto PROJETO ALUNOS EM REDE – MÍDIAS ESCOLARES, ao narrar produções de escolas, analisa as Oficinas Pedagógicas, que há anos estão incluídas nos regimentos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RME/PMPA, contribuindo na discussão que agregou ações e concepção no cruzamento com o Programa Mais Educação e com a sala de aula na escola, através da Educomunicação. Esta discussão propôs o PROGRAMA PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÍDIAS ESCOLARES na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 

Neste propósito de ações, entendemos pertinente um avanço na gestão da comunicação, que potencialize as Oficinas Pedagógicas do professor/a, havendo ampliação com a produção na sala de aula e nas relações de planejamento com os monitores do PME tornando-se o professor oficineiro coordenador da execução do veículo (rádio escola, blog, facebook, twitter, fanzine, jornal web ou impresso, etc.) nos possíveis momentos e espaços da escola. 

O coordenador da oficina cumprindo um papel de articular vários professores na construção de Ecossistemas Comunicativos: abertos, democráticos e criativos, tanto em uma sala de aula como em várias delas, ratificando o objetivo que constitui as Oficinas Pedagógicas de provocar avanço na prática escolar.


 

Confira a relação de trabalhos no link: http://alemrede.blogspot.com.br/p/producao-academica.html


01.TCC: ESCOLA E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO PROJETO ALUNOSEM REDE MÍDIAS ESCOLARES – TCC, Jornalista Lucianne Lourega – IPA

02.Artigo: A CIDADANIA COMUNICATIVA NA ESCOLA: UM ESTUDO DO PROJETO ALUNOS EM REDEMÍDIAS ESCOLARES. Artigo, Jornalista Franciele Zarpelon Corrêa – Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos- UNISSINOS e bolsista Santander; Joel Felipe Guindani- Doutorando em Comunicação e Informação da Universidade Federal do RioGrande do Sul e bolsista CAPES, e; Valdir José Morigi – Doutor em Sociologiapela Universidade  de São Paulo – USP e Professor Associado do DCI/FABICOe do PPGCOM/UFRGS.

03.Artigo: PERSPECTIVAS PARA PENSAR A EDUCOMUNICAÇÃO NO PROJETO “ALUNOS EMREDE – MÍDIAS ESCOLARES”. Artigo dos autores Jornalista Franciele ZarpelonCorrêa – Mestranda da  Universidade do Vale dos Sinos – UNISSINOS.  

04.   Dissertaçãode Mestrado pela UFRGS do Professor Altemir de Oliveira, intitulada: Oprotaginismo juvenil em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

05.   Aulaaberta na UFGRS – Impressões da Drª Profª Carla Meiners