O acesso universal à informação é considerado um direito fundamental à sociedade, sendo algo previsto inclusive no artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos, firmada em 1948: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e  independentemente de fronteiras”. No entanto, apesar desta convenção e do crescimento da quantidade de dispositivos midiáticos existentes no planeta, o acesso à informação diversa e plural ainda é desigual, especialmente nos países pobres.

Levando em conta essa realidade, Alexandre Sayad, membro e conselheiro fiscal da ABPEducom, e Jesús Lau, ambos diretores-gerais da  (GAPMIL, na sigla em inglês), ligada à Unesco, buscam voluntários para integrar cinco subcomissões do programa. 

A GAPMIL tem como proposta oferecer, dentre outros objetivos ligados à Educação e Informação, a alfabetização midiática de todos os cidadãos do mundo, especialmente dos grupos sociais mais vulneráveis, como mulheres, crianças e jovens, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e comunidades marginalizadas. A aliança foi criada em 2013, em proveito dos 40 anos de experiência da Unesco em projetos envolvendo Alfabetização Midiática e Informacional (conhecida pela sigla MIL), para ampliar parcerias e políticas públicas que desenvolvam as competências do século 21. 

A proposta de Sayad e Lau é encontrar especialistas em AMI de diferentes países e continentes que se comprometam em dar apoio a alguma das áreas de atendimento da GAPMIL, vinculando-se a temas como “empoderamento de jovens e mulheres”, “políticas e pesquisas”, “combate à desinformação” e “diálogo”. A presença de brasileiros e de educomunicadores no programa facilitará o diálogo entre os conceitos da Alfabetização Midiática e Informacional e da Educomunicação.

Serviço

Os interessados devem visitar o site do programa até o dia 20 de fevereiro para obter informações sobre os campos de atuação disponíveis e realizar as inscrições de acordo com a compatibilidade de área. 

Para conhecer os integrantes do conselho de diretores da GAPMIL, recentemente  eleitos em votação virtual, acesse a página com a lista de nomes

Foto: Agung Pandit Wiguna (Pexels.com)

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]