O número de ações em torno da prática educomunicativa está se ampliando na região Centro-Oeste do Brasil. Entre as várias regiões, destacaremos o exemplo de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, onde, durante os dias 15 a 17 de junho aconteceu o Congresso Intercom Regional do Centro Oeste na UFMS.

Durante esse evento, no Grupo de Trabalho sobre Interfaces Comunicacionais, uma discussão sobre ações educomunicativas no ambiente escolar formal revelou pesquisas importantes na área feita por Universidades privadas, estaduais e a própria UFMS, que, inclusive, já havia criado um grupo de pesquisa, elaborou seminários, e também possui dissertações defendidas sobre o assunto, além de outros trabalhos e ações em torno da educomunicação. Um caso a ser destacado seria o da Mestranda em Comunicação Naiane Gomes de Mesquita, que durante o evento apresentou o paper “Os Desafios da Educomunicação com a Aceleração Social do Tempo”, inspirado na obra “Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo” (Coleção Educomunicação, Paulinas Editora) organizado por Adilson Citelli (ECA/USP).

A pesquisa de mestrado de Naiane (UFMS), orientanda da professora Dra. Rose Mara Pinheiro sócia-fundadora da ABPEducom, analisa o papel das tecnologias nos processos educomunicativos executados em escolas públicas de Campo Grande. De acordo com a pesquisadora serão quantificadas as escolas que realizam projetos educomunicativos no referido município e analisadas as ações que priorizam o uso de tecnologias como mediação nos espaços educativos. Ela ressaltou ainda que o município já possui algumas escolas desenvolvendo projetos educomunicativos por meio do uso do rádio e cinema.

Outra associada da ABPEducom, a jornalista, pedagoga e mestre em Educação Patrícia Zerlotti, recebeu no dia 04 de julho, na Câmara Municipal de Campo Grande, o Prêmio Ecologia e Ambientalismo junto com outros pesquisadores e estudiosos, em reconhecimento às ações com o meio ambiente por meio de projetos educomunicativos. Durante seu TCC da Licenciatura em Pedagogia da UEMS em 2017, Zerlotti estudou a formação continuada intitulada “Escola das Águas: educomunicação e diálogo intercultural – uma maneira de aprender e ensinar”. Os sujeitos de pesquisa foram 32 professores que participaram do projeto e atuaram durante 2015 e 2016 na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança, também conhecida como Escola das Águas, no município de Corumbá – MS. O material está disponível em < http://riosvivos.org.br/wp-content/uploads/2017/05/carderno_do_professor.pdf >

       Patrícia Zerlotti desenvolveu esse assunto com o artigo “ Escolas das Águas no Pantanal: uma experiência de valorização da diversidade cultural e ambiental por meio da educomunicação” no e-book “ Educomunicação e diversidade: integrando práticas” pela ABPEducom, Disponível em: <https://issuu.com/edgardjuan/docs/educomunica____o_e_diversidade_-_in>.

        (Colaboração: Lisa Rodrigues, jornalista, sócia-fundadora ABPEducom. Revisão: Vitor Murano, estudante de educomunicação.)

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