A BBC News Brasil lançou a versão brasileira de sua iniciativa de Leitura Crítica de Notícias. O projeto de educação midiática foi divulgado hoje (12/03), em São Paulo (SP). O objetivo é mostrar ao público de 14 a 19 anos, por meio de workshops, como funciona o processo jornalístico e formas de se proteger de fake news online.

Uma ação semelhante da BBC no Reino Unido já envolveu mais de duas mil escolas. Ao longo dos próximos dois meses, a sucursal brasileira fará uma rodada de apresentações presenciais do projeto em instituições de ensino.

O workshop é constituído por dois módulos, cada um com dois vídeos e duas propostas de atividades em sala. Educadores podem entrar no site da BBC News Brasil para acessar o conteúdo, que inclui ainda slides de apoio para debates com os alunos, e manifestar seu interesse em participar da iniciativa.

Pesquisas sobre fake news realizadas pela BBC no Quênia, na Nigéria e na Índia identificaram que, muitas vezes, usuários compartilham links sem ler seu conteúdo. “Nós descobrimos que o público deposita grande confiança naquela pessoa que envia a informação nas redes sociais, em vez de verificar a fonte original”, afirma o diretor do BBC World Service Group, Jamie Angus.

Por outro lado, a pesquisa também revelou que as pessoas “estão conscientes de que as fake news são potencialmente divisivas e que elas tentam não compartilhar nada que possa provocar violência ou divisão”, completa Angus.

Fake news na ciência

O tema fake news também é objeto de uma rodada de palestras sobre como as notícias falsas podem comprometer a difusão de informações científicas e afetar negativamente políticas públicas fundamentais em áreas estratégicas como Saúde e Educação. O evento “Fake News na Ciência” acontece no dia 25/03, a partir das 15h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). As inscrições podem ser feitas pelo site da Alesp. A realização é do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), ligado à Alesp, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]