Em comemoração ao aniversário de 20 anos do CANAL E, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, a Gerência de Mídias Educacionais promoveeu entre 6 e 08 de dezembro, o I Seminário Mídias, Educação e Linguagens Audiovisuais, tendo como o tema:  “Perspectivas para o audiovisual na educação básica do Distrito Federal”.
De acordo com Gerente do Canal E, Vanderlei Santos, o intuito do seminário foi potencializar elementos para a construção de uma política para o audiovisual na educação básica do Distrito Federal. Para tanto, a Secretaria conta com uma equipe de 30 profissionais totalmente voltados à área da produção audiovisual e do desenvolvimento de projetos na linha das práticas mídia-educativas e educomunicativas. 
Palestrantes
Participaram do evento, como palestrantes:  Vânia Quintão (FE UnB), Fernando Oliveira Paulino (FAC-UnB) e Joseti Marques (EBC), discorrendo sobre o papel das TV’s Educativas em uma sociedade midiatizada; Ismar Soares (USP) e Alexandra Bujokas (UFTM), abordando o tema “Letramentos para o Audiovisual – Educomunicação e Mídia-Educação; Moira Toledo (Buriti Filmes/Associação Tela Brasil), Paulo Pastorelo (Ibisu Filmes) e Vitor Pinheiro (Estudante SEEDF), abordando o tema “Cinema e Audiovisual na educação básica”.
Cristiane Potela, da comissão organizadora, ladeada pelos palestrantes sobre letramento audiovisual
No painel sobre Media-Educação e Educomunicação, no dia 7/12, Alexandra Bujokas apresentou os fundamentos e metodologias para uma análise contextualizada da mídia, enquanto Ismar de Oliveira Soares abordou o aspecto histórico-político a partir do qual emergiu, na América Latina, o conceito da educomunicação, possibilitando que a educação para a comunicação se convertesse em política pública em diferentes espaços do Brasil.
A Educomunicação, no DF: Escola e Mídia e Projeto Ecoar
O evento foi enriquecido com os relatos de experiências sobre a análise e a produção do audiovisual nas práticas do DF, garantindo que o conceito da Educomunicação vem dando suporte a diferentes iniciativas como a Escola de Mídia TV Reação e o Projeto Ecoar: Protagonismo em Rede
1. O Escola de Mídia TV Reação, liderado pelo Prof. Wagner Santos, leva oficinas de audiovisual a escolas da SEEDF, bem como a comunidades quilombolas e assentamentos rurais, promovendo a leitura crítica da mídia e formação para a autonomia comunicativa dos jovens, oferecendo orientação para a construção de WebTvs.

Prof. Ismar é entrevistado por jovens do Projeto  TV Reação


Em sua apresentação, Wagner falou da resistência de muitos dirigentes escolares ao emprego do audiovisual na educação, especialmente se a perspectiva adotada pelo animador for a de promover o desenvolvimento da autonomia comunicativa dos jovens. Onde não existe resistência – ao contrário, entusiasmo –  é no espaço das comunidades populares, que anseiam por realizar produções que espelhem suas realidades e seus anseios.

2. Já o projeto Projeto Ecoar é uma iniciativa da União Planetária (UP), que conta entre seus educadores o Prof. Allex Medrado, do Centro Universitário Estácio Brasília. 
[Prof. Allex Medrado, com jovens do Projeto Ecoar]
O projeto nasceu em dezembro de 2015, de um convênio com o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e trata-se de convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto Ecoar: protagonismo em rede tem o objetivo de implementar e acompanhar núcleos de educomunicação nas escolas públicas do DF. A proposta apresenta em seu escopo ações que visam promover o enfrentamento da violência, discriminação, preconceito, intolerância, abuso e maus tratos de crianças e adolescentes.

Desenvolve oficinas de comunicação para o fortalecimento da participação política no espaço da escola e na comunidade. As oficinas têm como pano de fundo a educação em Direitos Humanos, a Pedagogia das Virtudes e a Comunicação positiva.

Contatos com o Projeto Ecoar


Confira o vídeo produzido nos estúdios da TV SUPREN com a participação de alunos:

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)