O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) oferece aos estudantes matriculados no quarto ano de Jornalismo a oportunidade de cursar Educomunicação. Com carga horária de 80h, a displina faz parte da grade eletiva do curso e foi ofertada pela primeira vez no ano de 2017.

A responsável pela disciplina é a professora Rebeca Baltazar, que, no curso de mestrado, discutiu a Educomunicação e suas interfaces com o Jornalismo. Na ocasião do Intercom Sudeste 2017 – realizado na UniFoa -, Rebeca esteve em contato com a diretoria de Comunicação da ABPEducom.

Confira abaixo o depoimento da professora Rebeca Baltazar sobre a Educomunicação na UniFoa:

A disciplina de Educomunicação faz parte das disciplinas eletivas disponibilizadas pelo Centro Universitário de Volta Redonda aos alunos matriculados no quarto ano de Jornalismo. Nosso curso é anual e a carga horária dela é de 80h.  Ano passado (2017) foi a primeira vez que ela foi ministrada. Este ano temos muito prazer de abrir outra turma. Abordamos durante o ano aspectos histórios relacionados a vertente mídia x educação; os principais pensadores em Educomunicação e o foco foi trazer a Educom para a prática jornalística, tendo em vista que aqui na região existe pouca atuação nesta área – até mesmo pela falta de formação e capacitação adequada dos profissionais. 
Como ela funcionou: aulas expositivas e práticas.
No início, para introduzir o assunto e os principais conceitos optamos por discussões a partir de artigos (muitos do professor Ismar Soares), debates e apresentações de trabalhos. 
Os alunos chegaram a realizar na parte prática um planejamento educomunicativo para a APAE da cidade.
Como os alunos estavam na época do TCC busquei trazer o tema de cada um deles para uma possível aplicação de abordagem Educomunicativa. Então tivemos um trabalho muito interessante no qual, em duplas, eles pegaram um artigo relacionado à mídia ou ao tema central do Trabalho de Conclusão de Curso deles e precisavam discutir aquela publicação e criar um planejamento estratégico de Educom que poderia ser inserido naquele contexto.
Particularmente foi um prazer muito grande ter ministrado esta disciplina. Eu pesquiso Educomunicação desde 2015 por conta do meu Mestrado e, como profissional de comunicação, tenho certeza que inserir – ainda no período da graduação – este conhecimento aos alunos pode ser de suma importância para a construção de um jornalismo mais digno e coerente com os anseios do interesse público e democratização do acesso a informação. Por fazer parte da grade do quarto ano, os alunos já possuem muitos conhecimentos prévios e conseguem perceber as aplicações da Educom com facilidade. Muitos já atuam na área e trazem para a situações cotidianas para serem pensadas sob a ótica educomunicativa. 
Com esta nova turma do ano letivo de 2018 tenho certeza que o avanço continuará em prol da Educom. Percebo que na faculdade esta disciplina já faz parte da conversa dos alunos e acredito que continuaremos a tê-la como escolhida durante os próximos anos. 
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