O Secretário Executivo da ABPEducom, Claudemir Viana, esteve em Brasília, no dia 24 de maio de 2016, a convite da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Sua participação se deu no debate sobre o Projeto de Lei nº 702, de 2011, que visa alterar a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, restringindo a veiculação de propaganda de produtos infantis (Requerimento nº 137, de 2015, das deputadas Luiza Erundina e Margarida Salomão).

Em sua exposição, o professor Claudemir, que também é professora da Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP), lembrou a contribuição da professora Elza Dias Pacheco (LAPIC/ECA/USP) para o estudo da relação entre a criança e os meios de comunicação, especialmente a televisão. Defendeu a perspectiva da ABPEducom de se abrir espaços para favorecer a capacidade das crianças, como um ser pensante, de interagir com o sistema de meios mediante processos de educação midiática.

Veja a íntegra do vídeo que registra a fala do Prof. Claudemir na seção Arquivos. Abaixo, as considerações finais do professor, onde destaca a educomunicação e o pensamento de Paulo Freire.

E a seguir a fala completa do prof. Claudemir Viana