Carlos Alberto Caetano, Claudemir Viana, Cláudia Lago, Antonia Alves,
Gislaine Aparecida de Carvalho (Unemat), Juvenal Neto (Unemat),
Antonia Abilene (SME-Alto Araguaia).
Crédito: Weverton Velasco

Segue até sábado as discussões do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educativas. O evento semipresencial acontece em Alto Araguaia-MT com a possibilidade de participação apenas pela Internet através de transmissão ao vivo e webconferências. A cobertura em tempo real está acontecendo no Facebook.

O evento é promovido pelo Núcleo ABPEducom-MT e pelos professores do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos Focagen, Revista Se Liga e Catis” do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Claudemir Viana, Maria Rehder e Cláudia Lago
Crédito: Weverton Velasco

Atividades presenciais: minicurso e mesa de abertura
As atividades do dia 13 de junho foram presenciais com transmissão ao vivocontando com a participação de Claudemir Viana (ECA-USP, ABPEducom, NCE-USP), Cláudia Lago (SBPJor, NCE-USP) e Maria Célia Rehder (NCE, ABPEducom, Campanha Nacional pelo Direito à Educação) vindos de São Paulo. Como não pode com comparecer ao evento, Carlos Lima enviou um vídeo para explanar as atividades do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

Claudemir discutiu a partir do paradigma da Educomunicação e contextualizou a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Claudia Lago fez suas considerações a partir de sua participação nos projetos Educom.rádio e Educomrádio.centro-oeste, abordando a responsabilidade do jornalismo por meio de uma articulação educomunicativa. Maria Célia contextualiza sua atuação educomunicativa, resgatando sua história que se desenvolve com o NCE e ultrapassa as fronteiras nacionais com experiências na África e Itália.

De Cuiabá, participaram o presidente do Conselho Estadual de Educação Carlos Alberto Caetano, o representante do Programa Educomunicação Leandro Rodolfo Resende e o professor Dielcio Moreira (UFMT) que enviou um vídeo sobre seu projeto de pesquisa que articula narrativa transmídia, uso das tecnologias e outros saberes.

imagem compartilhada por Paula Cavalcante (Caruaru-PE)
que está participando do evento.

Atividades virtuais: webconferências
mesa 1 com a participação da vice-diretora da ABPEducom Rosane Rosa (UFSM), Cláudio Messias (UFCG, NCE-USP), Claudemir Viana ECA-USP, ABPEducom, NCE-USP) e com os professores do projeto de pesquisa que estão realizando o evento: Antonia Alves, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Protagonismo juvenil, direito à comunicação e empoderamento foi o tema de discussão da mesa 2 com a contribuição com três jornalistas, dois professores que atuam com projetos educomunicativos em São Paulo e Porto Alegre. Bruno Ferreira contextualizou sua fala a partir da experiência da revista Viração e Marcus Tavares da Revistapontocom. Cristiane Parente, atualmente, fazendo doutorado em Braga-Portugal contou sua experiência que favoreceu a articulação do jornalismo com o empoderamento de alunos. Em uma das experiências, os reportavam os problemas de sua comunidade numa coluna no jornal da cidade. Carlos Lima e Jesualdo Freitas encantaram aos participantes com o protagonismo dos alunos que se destacam nas coberturas educomunicativas e projetos em que são os produtores de cultura e de mídia.

mesa 3 sobre jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental acontece nessa tarde com a presença de Débora Menezes (Fundação Vitória Amazônica e Educom Verde), Sucena Shkrada Resk (Instituto Centro de Vida e Blog Cidadãos do Mundo), Gisele Neuls (Sistema Ambiental Paulista) e Ana Carolina de Araújo e Silva (Unemat).

Discussões virtuais: fóruns no Moodle
Todas as atividades presenciais e virtuais têm fóruns de discussão para que os participantes possam dialogar com os conferencistas a partir de sua experiência durante a semana de 13 a 18 de junho de 2016.

Blog do evento: http://www.educomunicacao.org/educom
Ambiente virtual de discussão: http://www.educomunicacao.org/educom
E-mail: coloquioeducom@educomunicacao.org