O projeto Ecossistema Costeiro – Educação em Ambientes informais, coordenado pelo Prof. Dr. Flavio Berchez, do Instituto de Ciências Biológicas e Parque CienTec da USP, realizou com professores de quatro escolas públicas do Município de Ubatuba, o treinamento da Trilha das Mudanças Climáticas Globais(dia 21 de março). Associada da ABPEducom, Dra. Carmen Gattás participou do treinamento, dialogando com os professores sobre a Educomunicação.

Foto 1*

O trabalho sobre as mudanças climáticas, na perspectiva da Educomunicação, envolve dinâmicas coletivas, dialógicas, democráticas e colaborativas de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes.

Para que se implemente as práticas educomunicativas é desejável uma formação com a capacitação dos envolvidos nas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação, ampliando o empoderamento dos participantes no processo educativo. A democratização do uso dos meios possibilita uma maior consciência e criticidade, capaz de contribui para a prevenção e mitigação de riscos e danos socioambientais.


O treinamento também ocorreu em Peruíbe, no dia 25/03, com a II Edição do Módulo de Treinamento de Professores sobre a Trilha das Mudanças Climáticas em parceria com o Programa de Educação Ambiental do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins,envolvendo 65 professores de escolas municipais e estaduais.

Foto 2**

O treinamento contou com a participação da profa. Dra. Carmen Gattás que palestrou sobre Educomunicação Socioambiental. Neste dia, foi possível encontrar um professor da região que havia participado do projeto Educom.TV, ocorrido no ano de 2002, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.

Foto 1*: Durante a formação ocorrida na Escola Florentina, em Perequê-Mirim / Ubatuba, quando recebemos a visita do Radialista/Educomunicador Carlinhos Paes e do professor, doutor em Ciências da Comunicação, Lourival Galvão Júnior. A foto foi feita junto a pintura, ao fundo, que retrata a Serra do Mar, Pico do Corcovado e a Igreja Exaltação da Santa Cruz. Imagem: Lua Ribas.


Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)