O VII Encontro Brasileiro de Educomunicação que acontece em parceria com o V Global Mil Week – Unesco, entre os dias 3 e 5 de novembro de 2016, acaba de divulgar a programação do evento – que ainda está em construção. A articulação dos Debates Temáticos está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (Presidente da ABPEducom – Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação), do Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (Coordenador do NCE-USP – Núcleo de Comunicação e Educação da USP) e da Profª Mestra Jurema Xavier (Conselheira do CCD-ABPEducom).

Programa, em 03/11/2016 (14h00 – 18h15)

1. Sala da Congregação da ECA 

(14h00 – 16h00)

Debate Temático 01
V Global MIL Conference Topic: MIL and Youth Identity
Vozes da Infância e da Juventude (experiências educomunicativas em Alfabetização Midiática, Informacional):

– Educom.geraçãocidadã.2016 (ABPEducom, SME -Prefeitura de São Paulo & Colégio Dante Alighieri)
– Idade Mídia (MEL & Colégio Bandeirantes)
– RENAJOC (Rede de Jovens Comunicadores)

(16h15 – 18h15)
GAMPMIL activities
Espaços disponíveis para reuniões de grupos da GAMPMIL: Sala do CTR (22 lugares); Sala de defesa CCA (20 lugares); Sala 218 CCA (20 lugares).

…………………………………………………………………………………………..

2. Auditório Lupe Cotrin

(14h00 – 16h00)
DT 02 – Conference Topic: Public policies on MIL and Educommunication
Políticas de educomunicação / mídiaeducação no setor público
– Elisangela Rodrigues da Costa, ECA/USP (Educação midiática no Brasil: os exemplos de gestão da Educomunicação e da Mídiaeducação nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro).)
– Simone Monteiro, SMERJ (Gestão de práticas mídia-educativas em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro) (Ed. Formal)
– Tiago Silvio Dedoné, INSEP (A Educomunicação enquanto política pública municipal: a experiência das Prefeituras de Bandeirantes e Andirá, PR).

(16h15- 18h15)
DT 03 – Conference Topic: Public policies on MIL and Educommunication
Práticas educomunicativas no espaço das políticas públicas

– Daniele Próspero, SEMESP (A Educação Integral na perspectiva da Educomunicação: as aproximações e resultados no Programa São Paulo Integral – SME-SP)
– Thaís Raquel Schwarzberg (Educomunicação e/ ou Mídia-Educação, no contexto de políticas de diversidade, inclusão e equidade, no contexto do Programa Mais Educação – MEC)
– Maria Salete Prado Soares, SEMESP (Práticas expressivo-comunicativas na Educação Infantil, em escolas da Rede Municipal de São Paulo, SP).

3. Auditório de Comunicações – CCA

(14h00 – 16h00)
DT 04 – Conference Topic: Identifying training programs for teachers, on Educommuncation, in public universities
A formação universitária de profissionais para a educomunicação e a mídiaeducação

– Maria Cristina Palma Mungioli, ECA/USP (A formação do Educomunicador a partir dos estágios curriculares obrigatórios junto à Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP))
– Raija Maria Vanderlei de Almeida, UFCG (Estudando, Refletindo e Praticando a Educomunicação na Educação Formal junto ao Bacharelado em Educomunicação da UFCG)
– Edilane Carvalho Teles e Francisco de Assis Silva UNEB (A gestão da Educomunicação no curso de pedagogia do departamento de Ciências Humanas III da UNEB: a busca de um referencial)

(16h15- 18h15)
DT 05 – Conference Topic: Educommucation and youth protagonism: in schools and civil organizations
Protagonismo juvenil pela Educomunicação

– Maria Rehder, Campanha Nacional pelo Direito à Educação (O movimento dos estudantes secundaristas em ocupação no Brasil: a voz das escolas, pela educomunicação).)
– Rosane Rosa e Araciele Ketzer, UFSM (Educomunicação e Protagonismo Juvenil no Movimento de Ocupação dos Secundaristas em Escolas Públicas do RGS).
– Diego Henrique da Silva, UFPR (‘Educomunica! Paraná’: a prática da educomunicação como forma de participação social na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).
– Lilian Cristina Ribeiro Romão, ECA/USP (A educomunicação e a participação cidadã de crianças e adolescentes no Brasil)

4. Auditório de Artes – CCA

(14h00 – 16h00)
DT 06 – Conference Topic: Current research on Educommunication – the academic perspectives
Educomunicação: pesquisas sobre o campo e as práticas de recepção

– Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, UESC (A influência teórica das pesquisas em Educomunicação realizadas nos programas de pós-graduação em Educação e em Comunicação da UFPR)
– Daniéli Hartmann Antonello, UFSM (O campo da Educomunicação na região sul do país. Análise dos trabalhos do Intercom Sul, de 2010 a 2015).
– Mariana Ferreira Lopes, UNESP (A recepção como constructo teórico do campo das relações Comunicação/Educação)

(16h15- 18h15)
DT 07 – Conference Topic: Current research on MIL – the academic perspectives
Media-Educação: Para além da alfabetização e do letramento

– Lucilene Cury, e Cristiane Moura Lima de Aragão, ECA/USP (A utilização dos termos “alfabetização”, “letramento” e “literacia”, no Brasil).
– Luzia Mitsue Yamashita Deliberador, UEL (Mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária).
– Jorge Ferreira Franco, UFF (Letramento digital/visual e desenvolvimento de conhecimento transdisciplinar de conceitos científicos).
– Mayra Fernanda Ferreira (Protagonismo infantil na Internet: literacias midiáticas, cidadania e liberdade de expressão)

5. Sala ECA 201

(14h00 – 16h00)
DT 08 – Conference Topic: MIL, audiovisual cultures and industries
A Mídia frente ao mundo infanto-juvenil

– Marcus Tadeu de Souza Tavares, ESPM-Rio (A política pública brasileira de produção audiovisual para crianças, no contexto da alfabetização midiática e informacional no Brasil).
– Ana Paula Brandão, Canal Futura (Maleta Futura: kit educativo temático formado por material audiovisual, impresso, lúdico).
– Fernanda Luiza Duarte, EBC – Empresa Brasil de Comunicação (A programação infantil, na grade de programação da TV Brasil)

(16h15- 18h15)
DT 09 – Conference Topic: Current practices on MIL and Art
Educomunicação e Arte-Educação
– Raquel Ribeiro dos Santos, ECA/USP (Educomunicação no espaço das artes: A escola é cidade e a cidade é escola).
– Emanuel de Andrade Freire, ECA/USP (O papel da Educomunicação e da Arte-Educação na ilha do Massangano em Petrolina (PE): pertencimento e cidadania).
– Bruno Vieira Lottelli, ECA/USP (Experiências em Arte-Educação: uma metodologia de ensino-aprendizagem emancipadora construída a partir das artes audiovisuais)
– Cristina Rizzi e Dalia Rosenthal, ECA/USP (A formação do arte-educador, na Licenciatura em Artes, da ECA/USP)

6. Sala ECA 202

(14h00 – 16h00)
DT 10 – Conference Topic: Media Independence and Professionalism
Olhares dos observatórios qualificados e do movimento social sobre a mídia

– Adélia Barroso Fernandes, Uni-BH (A trajetória dos ombudsmans da Folha de São Paulo).
– Cristiane Parente de Sá Barreto, Universidade do Minho (Observatórios de mídia enquanto espaços de educomunicação e cidadania).
– Ana Cristina Suzina, Université Catholique de Louvain, Bélgica (O caráter político de práticas midiáticas geridas por movimentos sociais e associações comunitárias no Brasil).

(16h15- 18h15)
DT 11 – Conference Topic: MIL and ratial equality issues
Alfabetização midiática pelos caminhos da educomunicação

-Sátira Pereira Machado, Unipampa/RS (Educomunicação e Negritude: inclusão da diversidade cultural afro-brasileira para a equidade no Brasil).
– Evaldo Gonçalves Silva, FIC/UFG (Educomunicação para as relações étnico-raciais uma proposta de intervenção para aplicação da lei 10639/2003).
– Fernanda de Araújo Patrocínio, UFSM (Políticas públicas inclusivas e o país do racismo institucionalizado: a representação do negro no material didático).

7. Sala ECA 203

(14h00 – 16h00)
DT 12 – Conference Topic: MIL, audiovisual cultures and children
Infância e indústria cultural: Recepção, consumo e de produção midiática

– Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante e Inês Sílvia Vitorino Sampaio , UFC (Publicidade infantil em tempos de convergência, a partir de pesquisa junto a 10 Grupos Focais nas cinco regiões do país – parceria CRIM/CETIC.BR/IBOPE).
– Ariane Porto Costa Rimoli, UNICAMP (Projeto Bem-te-vi: A infância como produtora de audiovisual: conexões educomunicativas internacionai)

(16h15- 18h15)
DT 13 – Conference Topic: MIL in shools for children and youth
Suporte digital na educação para a cidadania

– Inaiara Lima de Souza Nunes, UNEB (Webdocumentário na educação: o gênero audiovisual vinculado ao dinamismo e metamorfose da internet).
– Verônica Martins Cannatá, UMESP (A produção solidária e colaborativa de e-book por crianças e jovens, no colégio Dante Alighieri, pela metodologia ativa do ensino híbrido).
– Regina Márcia Tavares Vasques, ECA/USP (Suporte digital para introdução da educomunicação em comunidades escolares: o projeto canal Casa Cara de Pavio).

8. Sala ECA 205

(14h00 – 16h00)
DT 14 – Conference Topic: Communication and Education, convergences
Comunicação e Educação: diálogos e (multi)potencialidades

– Suyanne Tolentino de Souza – PUCPR (Educação e Comunicação – duas ciências em convergência).
– Simone Rodrigues Batista – Secretaria de Educação de Santos (Diálogos entre educação e comunicação).
– Flávio Fonte-Boa, UCB (Educomunicação e/ou Mídia-Educação, TIC e protagonismo infanto-juvenil)
– Maurício Guilherme Silva Jr, UniBH (Transmídia, Jornalismo e Educação: frutos possíveis da interação de (multi)potencialidades)

(16h15- 18h15)
DT 15 – Conference Topic: Current research on MIL, the academic perspective
Literacias de Mídia e Informação no Brasil

– Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti, Escola do Futuro – USP (Literacias de mídia e informação (MIL) no âmbito do Observatório da Cultura Digital do NACE Escola do Futuro USP: estudos sobre os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil) TIC e protagonismo)
– Vanina Costa Dias, Fundação Pedro Leopoldo (Do quadro negro às redes virtuais: o mal-estar docente na era da cibercultura)
– Marcelo Victor Teixeira, Escola do Futuro – USP (Por uma capacitação em arquitetura de informação, programação de computadores e domínio de literacias digitais)
– Ana Carine Garcia Montero, Universidad de Sevilla, Espanha (Paradigmas para uma comunicação edu-democratizadora).

9. Sala Egon Schaden

(14h00 – 16h00):
DT 16- Conference Topic: MIL: Learning with ICT
TIC e aprendizagem

– Soraya Maria Ferreira Vieira, UFJF (Compartilhando olhares, mundos e linguagens: o uso das tecnologias da comunicação nas escolas a luz das competências midiáticas).
– Nilo Eduardo Bergamo (Uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula: considerações sobre um estudo de caso).
– Luiza Maria Cezar Carravelta, UNISINOS (Design de um cenário de aprendizagem com TIC e com tecnologias móveis).
– Glaucia Rodrigues (A cultura das mídias e os processos de aprendizagem no ensino de geografia).

(16h15- 18h15)
DT 17 – Conference Topic: MIL and ITC: kids in the mediatization era
Educomunicação e Midia-Educação na era de midiatização

– Ana Rosa Vidigal Dolabella, UniBH/Fampemig (Educomunicação: cultura, docência e arte da participação na era da midiatização).
– Aline Gomes, Prefeitura de Praia Grande-SP (Educomunicação como ferramenta de participação social e protagonismo juvenil na instituição social Campo-PG).
– Lizely Roberta Borges, UnB (A participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública: um estudo de caso).
– Tiago da Mota e Silva, CISC (O brinquedo como conceito da comunicação para a compreensão das ambiências comunicativas em contextos de apropriação de TICs).

Programa, em 04/11/2016 (14h00 – 18h15)

1. Sala da Congregação da ECA

(14h00 – 16h00)
Debate Temático 18 – Conference Topic: Current research on Educommunication, the Latin American academic perspectives
Educomunicação na América Latina: um campo em construção

– Ismar de Oliveira Soares, ECA/USP (Da Educação para a Comunicação à Educomunicação)
– Diego Agustín Moreiras (Escuela Normal Superior Dr. Agustín Garzón Agulla, Argentina) e Anderson Lopes da Silva (ECA/USP, Brasil), (Educomunicação” e “Comunicación/Educación”: aproximações e distanciamentos) m)
– Rosa Ventura Mollo Freytas, SALESIANAS, Peru (Educomunicación: el sano equilíbrio entre teoria y práxis) m)
– Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, UFPR (A influência teórica das pesquisas em Educomunicação realizadas nos programas de pós-graduação em Educação e em Comunicação da UFPR).

(16h15- 18h15)
DT 19 – Conference Topic: MIL and ICT, identifiying key competences
Competências Midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos

– Monica Fantin, UFSC (Multiliteracias, aprendizagens formais e informais e as competências midiáticas de crianças e jovens na escola)
– Gabriela Borges, UFJF (Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos)
– Márcia Barbosa da Silva, UEPG (Emancipação como fundamento dos estudos sobre comunicação e educação) 4
– Martha Maria Prata Linhares, UFTM (Criatividade e multimídia em experiências de formação)
– Vania Lucia Quintão Carneiro, UNB (Estudo de Competências Midiática Audiovisual no contexto educacional do DF: perspectiva comparada Brasil-Espanha)

2. Auditório Lupe Cotrin


(14h00 – 16h00)
DT 20- Conference Topic: Social Inclusion and MIL
Educomunicação e mobilização social
– Cicilia Maria Krohling Peruzzo, UMESP (Intersecções entre Comunicação e Educação em Práticas Organizativas Comunitárias))
– Evelin de Oliveira Haslinger, Lívia Saggin e Marina Zoppas de Albuquerque, Unisinos (Educomunicação correlacionada às práticas de educação popular exercida nos movimentos sociais).
– Vanessa Teixeira Pipinis, GPS / USP (Mobilização social e educomunicação nas Salas Futura de Campo Limpo e do Bairro da Luz: o papel do mediador no diálogo com a comunidade, numa iniciativa do Canal Futura).
– Henrique Oliveira de Araújo, UNEB (A Gestão em Ecorregiões: o papel do portal de educomunicação popular e mestiça, numa escola técnica de Irecê, no Sertão baiano)

(16h15- 18h15)
DT 21 – Conference Topic: MIL and user security regarding ICT
Literacia Informacional, acessibilidade e monitoramento

– Thinayna Mendonça Máximo e Inês Sílvia Vitorino Sampaio, UFC (Literacia digital: crianças, riscos e oportunidades na internet, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil-Portugal)
– Elis Rejane Santana da Silva, PPGCOM/USP-DINTER ECA/USP (O renascimento da infância a partir da Educomunicação)
– Laila Caroline Silva de Melo Dourado, FNE (Mídia-Educação: Um olhar para a representação da mulher vítima de violência sexual pelo webjornalismo)

3. Auditório de Comunicações – CCA

(14h00 – 16h00)
DT 22 – Conference Topic: MIL for Researchers, identifying training programs
Educomunicação e Mídiaeducação como práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior

– Patrícia Horta, UFPE (Reflexões em torno do projeto piloto Mídias na Educação na Guiné-Bissau e suas contribuições para os estudos de Educomunicação, sociedade midiática e literacia informacional) O
– Aurilene Rodrigues Lima, UNEB (Educação e Comunicação: a potência da Educomunicação no departamento de Ciências Humanas III da Universidade do Estado da Bahia)
– Diva Souza Silva, UFMG (Projetos de graduação na tessitura entre comunicação e educação)

(16h15- 18h15)
DT 23 – Conference Topic: MIL for children and youth self esteem
Autoestima e promoção da alteridade, pelos caminhos da educomunicação

– Virgínia Borges Palmerston, UNI-BH (Leitura crítica da mídia e produção de jornal como processo educomunicacional para elevar a autoestima de jovens em região de risco, em BH).
– Claudemir Edson Viana, ECA/USP (Educomunicação no Lar das Crianças- gestão do projeto relacionados às práticas e contextos adversos).
– Jesualdo Freitas de Freitas, Sec. Educação PMPA/RS (Projeto AlémRede de alfabetização midiática no Município de Porto Alegre)

4. Auditório de Artes – CCA

(14h00 – 16h00)
DT 24 – Conference Topic: Teacher training on MIL
Formação de professores do ensino básico em práticas de AMI

– Isabel Pereira dos Santos, SEMESP (Imprensa Jovem On-line: novo olhar na formação para a gestão da Educomunicação nas escolas da Rede Municipal de São Paulo)) (
– Giovana Gulin, Jornalista e Flavia Zanforlim, Jornalista (A experiência do curso de extensão “Educomunicação: Conhecimento e Prática”, destinado aos educadores da rede de ensino de Curitiba – PR
– Jacqueline Meneguel Albino, ECA/USP (Clínica docente para capacitar os professores na era digital).
– Gislaine Batista Munhoz, Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem. SMESP (O impacto de uma ação de gamificação desenvolvida por adolescentes na explicitação de uma demanda de formação de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo).

(16h15- 18h15)
DT 25 – Conference Topic: MIL in schools, current programs
Educação Midiática no currículo do ensino básico, através de projetos educomunicativos
– Barbara Endo, Colégio Dante Alighieri (Análise de Mídia no currículo do Colégio Dante Alighieri, São Paulo).
– Claudia Regina da Silva, SMED-PA/RS (Proposta de Educação para a Mídia da Escola Porto Novo, Porto Alegre, RS).
– Isys Helfenstein Remião, UFPR (Prática docente em projetos inovadores e a relação dessas práticas com o campo da educomunicação).
– Susana Regina Vaz Hungaro, Colégio Bandeirantes (Colégio Bandeirantes e Oficina de Mídias).

5. Sala ECA 201

(14h00 – 16h00)
DT 26 – Conference Topic: Current research on MIL and Art
Arte e Educomunicação: reflexão teórica e política pública

– Marciel Aparecido Consani, ECA/USP (A interface Arte/Educomunicação à luz das várias vivências que aproximam as duas abordagens epistemológicas).
– Mauricio da Silva, ECA/USP (Convergência ente as bases teóricas da Educomunicação e a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais).
– Ângela Sowa,UFSM Rosane Rosa, UFSM e Sátira Machado, UNIPAMPA (Programa Mais Cultura no Rio Grande do Sul, à luz do paradigma da educomunicação, dos conceitos de interculturalidade e de direitos culturais, massificados pelo capitalismo contemporâneo, RS).

(16h15- 18h15)
DT 27 – Conference Topic: Current practices on MIL and Art
A arte para a emancipação: os exercícios do ver e de expressão comunicativa

– Carla Daniela Rabelo Rodrigues, UNIPAMPA (Experiência da atividade cultural Cinecultinho, com crianças de 7 e 12 anos em Jaguarão, RS, para além dos formatos).
– Juliana Pádua Silva Medeiros, Colégio São Domingos (Do mundo editado à arte na Idade Mídia: Uma análise reflexiva sobre os exercícios de ver e de expressão comunicativa experimentados por alunos do Ensino Médio no Colégio São Domingos)
– Mariana de Souza Gomes, CEISME – Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (O que seria uma mediação infantil de qualidade sobre a televisão e o cinema? Análise de projetos sociais de educomunicação de ONGs: políticas, leis de incentivo e qualidade)

6. Sala ECA 202

(14h00 – 16h00)
DT 28 – Conference Topic: MIL in schools, current programs
Midiaeducação na educação formal

– Paula Ceccon Thurler, UFF (Mídia-educação: a análise da relação das crianças com a imprensa e a transformação dos meios de comunicação em objeto de estudo: reflexões partir das experiências em desenvolvimento nas escolas do Ensino Fundamental I, no Rio de Janeiro)
– Paula Melgaço, PUCRio (As mudanças promovidas pela tecnologia digital na vida dos adolescentes, a partir de trabalhos artísticos produzidos por estudantes) Origem:)
– Sueli da Costa, (A área de Linguagem, Código e suas Tecnologias: possíveis diálogos do Livro Didático de Português com a Educomunicação)

(16h15- 18h15)
DT 29 – Conference Topic: Teacher training on MIL
Educomunicação e Mídiaeducação como práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior

– Christiane Pitanga Serafim da Silva, UFU/MG (A educomunicação como prática pedagógica no âmbito do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, MG) 2
– André Dala Possa, IFSC (A educação midiática e informacional enquanto atividade de extensão universitária no Brasil Instituto Federal de Educação, SC).2 Currículo)
– Filomena Maria Avelina Bomfim e Carla Juscélia de Oliveira Souza, UFSJR (Juntos pela Educomunicação: Geografia & Jornalismo da Universidade Federal de São João dos Reis, MG).
– Elia Simeia Martins dos Santos Amorim, UNEB (Projetos educomunicativos na prática de estágio supervisionado de Pedagogia).na Ed. Formal


7. Sala ECA 203

(14h00 – 16h00)
DT 30 – Conference Topic: MIL environmental sustainability
Educomunicação socioambiental

– Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, EMBRAPA (Produção de videoclipe: práticas educomunicativas para valorização de produtos da sociobiodiversidade amazônica)
– Débora Menezes, Fundação Vitória Amazônica (A Educomunicação na gestão do conhecimento em organizações socioambientais) (
– Iara Maria da Silva Moya (Crítica do discurso da sustentabilidade global)

(16h15- 18h15)
DT 31 – Conference Topic: MIL Comics, Theater, Audiovisual, and Kids
Teatro e animação cinematográfica, produzidos por crianças

– Natália Rosa Muniz Sierpinski, ECA/USP (Turma da Mônica: a práxis educomunicativa dialogando com o ambiente escolar, na Escola Amorim Lima)
– Débora Valletta, ABE – Colégio Farroupilha (Animação cinematográfica no desenvolvimento de competências educomunicativas, no Ensino Fundamental)
– Cláudia Herte de Moraes, UFSM (Projeto “Vídeo Entre-Linhas”: formação de jovens realizadores rurais em Frederico Westphalen, RS).
– Danilo Vaz Ribeiro, Grupo Marista (O Projeto Sampa da Rede Marista de Solidariedade: entendendo São Paulo pela Educomunicação e o teatro).

8. Sala ECA 205

(14h00 – 16h00)
DT 32 – Conference Topic: MIL in schools for children and youth
TIC na Educação e Literacia Digital

– Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo, ECA/USP (Tecnologias educativas no ambiente da escola formal, através da ótica da Educomunicação).
– Wagner da Silveira Bezerra e Alexandre Farbiarz, UFF (A reconfiguração tecnológica e o esforço adaptativo da comunidade escolar do projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias, Rio de Janeiro), a partir da implementação do uso pedagógico das TICs numa perspectiva educomunicaiva).
– Douglas de Oliveira Calixto, ECA/USP (É possível humanizar a rede? Uma proposta da educomunicação para promoção da cidadania nas redes sociais da Internet)

(16h15- 18h15)
DT 33 – Conference Topic: MIL assessment in education
Aprendizagem investigativa e avaliação das práticas pedagógico-comunicacionais

– Mariana Pícaro Cerigatto, UNESP (As contribuições da media literacy para a avaliação crítica de fontes de informação e entretenimento).
– Luci Ferraz de Mello, ECA/USP (Educomunicação e Práticas Pedagógico-Comunicacionais da Avaliação Formativa no Ensino Básico, junto prática docente na rede municipal e ensino de São Paulo).
– Regina Célia Fortuna Broti Gavassa, SMESP (Cultura Maker, aprendizagem investigativa por desafios e resolução de problemas na SME-SP/Brasil)
– Suéller Oliveira da Costa, ECA/USP (Avaliando projetos de educação midiática na perspectiva educomunicativa em escolas públicas do Alto Tietê, SP).


9. Sala ECA 208

(14h00 – 16h00)
DT 34 – Conference Topic: MIL for learning processes
A mídia como ferramenta para a aprendizagem

– Benedito Dielcio Moreira, UFMT (Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: Um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias).
– Rafael Gué Martini, UDESC (As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes do Currículo a partir do conceito Smart Neighborhood Learning).
– Lorena Peret Teixeira Tarcia, UFMG (Transmídia, multimodalidades e educomunicação: as múltiplas plataformas e o protagonismo infanto-juvenil no processo de convergência de mídias).
– Iran Ramos Gonzaga Gomes da Silva, Unifatea (A mídia como ferramenta de auxílio no aprendizado).

(16h15- 18h15)
DT 35 – Conference Topic: Institutional policies on MIL and Educommunication
Educação midiática como política institucional

– Antônia Alves Pereira, UNEMAT (Educação midiática nos sistemas formais de ensino: a proposta educomuncativa das escolas salesianas
– Gigliola Martins de Sena Araujo, Colégio Salesiano-BA (Educomunicação na gestão escolar nos Colégios Salesianos de Salvador-BA: análise do Projeto “Jovens Comunicadores”)
– Maurício Nascimento Cruz Filho, ECA/USP (Educação midiática no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil) (
– Cristina Barroco, DRE Campo Limpo, SME/SP e Verônica Martins Cannata, Colégio Dante Alighieri (Práticas interinstitucionais: O projeto Educom Geração Cidadã 2016).

10. Sala Egon Schaden

(14h00 – 16h00)
DT 36 – Conference Topic: MIL and ratial equality issues
– Paola Diniz Prandini, AfroeducAÇÃO (Histórias de vida e identidade negra: um passeio crítico sobre filmes e músicas da cultura negro-brasileira). (ade
– Jenny De la Rosa, ECA/USP (Redes visíveis para comunidades invisíveis: uma caminhada virtual junto às etnias Otavaia e Salasaka indígenas migrante em São Paulo).
– Valdirene Aparecida Ferreira, Agente de Projetos Culturais (SENAC). (“O Mundo Perfeito” uma peça denúncia contra a islamofobia midiática).

(16h15- 18h15)
DT 37 – Conference Topic: MIL and Health
Produção Midiática e Saúde Pública: experiências educomunicativas

– Kênia Aparecida Dias Costa, ESP-MG (Educomunicação e Educação Permanente em Saúde/EPS: a leitura crítica da mídia em relação à saúde em Belo Horizonte. MG))
– Raíra Santos Torrico, ECA/USP (A educomunicação como forma de inclusão das pessoas com deficiência dentro do complexo ambiente escolar).
– Marcelus William Janes, FSP/USP (Importância do paradigma educomunicativo no campo da saúde: a produção midiática dos alunos da Faculdade de Saude Pública da USP).

Programa, em 05/11/2016 (14h00 – 18h15)

(A definir)