Na primeira semana de setembro, São Paulo (SP) foi palco do I Seminário Interamericano de Comunicação Social, promovido pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O evento teve lugar no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), contando com a presença das coordenadoras da área da comunicação nos países das três Américas.

O evento foi promovido pela Equipe de Comunicação Social da América (ECOSAM), em respaldo a uma decisão do Capítulo Geral da congregação, no sentido de assumir a Educomunicação com o propósito de fortalecer os referenciais adotados pelo carisma educativo salesiano voltado para o acolhimento dos jovens, em todo o mundo. Coordenaram o evento as irmãs Maria Helena Moreira, membro do Conselho Geral das FMA, em Roma, e Marcia Koffermann, de Porto Alegre, coordenadora da área de Educomunicação no Brasil.

Salesianas em plenária do I Seminário Interamericano de Comunicação Social

O seminário, que teve como objetivo propor uma releitura da Educomunicação na ótica do sistema educativo adotado pela congregação desde sua fundação, em meados do século XIX, contou com apresentações de quatro especialistas externos: a professora Letícia García (“Revolução 4.0 e sua influência sobre a Educação”), o padre Gildásio Mendes (“Sistema Preventivo e Neurociência”), o professor Ignácio Aguaded (“Educomunicação em vista da integralidade da pessoa”) e o professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom (“Educomunicação: compromisso para a transformação social”).

Justificativa

Entre as justificativas para a convocação do seminário, foram enumerados quatro fatos relevantes: a opção das FMA pela prática educomunicativa como referencial a ser seguido nas obras em desenvolvimento em 70 países dos cinco continentes; a necessidade de um aprofundamento teórico sobre o conceito, seguido de uma socialização de boas práticas; a convocatória do Sínodo dos Jovens, para que a Igreja repense sua atuação diante das culturas juvenis; e o debate sobre a implementação de espaços de diálogo que permitam fortalecer, pela prática da Educomunicação, a cultura do encontro nos espaços salesianos.

Ignácio Aguaded falou sobre Educomunicação e integridade humana

Entre as metas definidas no seminário, com validade para os próximos anos, ganhou destaque a tarefa de socializar, com mais regularidade, as experiências de práticas educomunicativas em desenvolvimento em todas as obras do Instituto, nas três Américas.

Obras sobre a Educomunicação no mundo salesiano

A relação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil com os pesquisadores e profissionais da Educomunicação ganhou densidade com a decisão da Rede Salesiana de Escolas de filiar-se à ABPEducom.

Os interessados em conhecer o universo salesiano e sua opção pela Educomunicação podem consultar os livros “Educomunicação: desafio à família salesiana” e “Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação”, de autoria coletiva, publicados pela Editora Dom Bosco; o livro “Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco”, de Antonia Alves Pereira, sócia da ABPEducom; e a tese “Praxis de la misión educativa de Las hijas de María Auxiliadora desde el referente teórico de la educomunicación”, produzida por Rosa Ventura Mollo Freytas na Universidade Feminina do Sagrado Coração (Peru).

Ismar Soares debateu Educomunicação e transformação social
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