O jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad, que é sócio fundador e conselheiro fiscal da ABPEducom, foi eleito recentemente como o mais novo diretor-geral (chairman) global da GAPMIL — aliança internacional da Unesco para parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (MIL, na sigla em inglês), sediada em Paris — para o biênio 2020-2021. O pleito foi disputado em eleições diretas da comunidade internacional; Sayad concorreu com outros dez candidatos.

A segunda cadeira de chairman será ocupada pelo acadêmico mexicano da área de biblioteconomia, Jesús Lau, da Universidade Veracruziana, que ficará a cargo da área de Ciências da Informação, também contemplada pela MIL.

Alexandre Sayad trabalha há 20 anos com o tema da Educomunicação. Coordenou projetos em redes públicas e privadas, além de ter fundado — juntamente com o professor Ismar Soares (presidente da ABPEducom) — e dirigido a Rede CEP, que articulou políticas públicas em Educomunicação no Brasil. Foi também consultor do Ministério da Educação, bem como escreveu e/ou participou de cerca de 15 livros na área, dentre outras atividades. Hoje, Sayad é diretor da ZeitGeist — Educação, Cultura e Mídia. Em 2013, fez parte do grupo fundador da aliança GAPMIL em Abuja, Nigéria, tendo ocupado o cargo de representante para a América Latina e Caribe até o fim de 2019.

“É importante em tempos de desinformação e confusão na compreensão do mundo que a Educomunicação tenha uma importância estratégica como elemento de pensamento crítico, livre expressão e cidadania, dentro e fora da escola. Eu me sinto honrado em ter sido eleito pela comunidade internacional, incluindo meus colegas do Brasil; gostaria de agradecer a todos pela confiança nessa nova etapa que aceito com humildade na intenção de representar esses princípios com qualidade”, disse Sayad.

Sobre a GAPMIL

A aliança GAPMIL é a maior rede de experiências, especialistas, acadêmicos e empresas que atuam na área de Alfabetização Midiática e Informacional e Educomunicação em todo o mundo. Conta hoje com mais de 700 indivíduos e entidades. Seu objetivo é dar relevância ao tema como um todo, além de tecer e elaborar parcerias em políticas públicas. Além disso, promove o GAPMIL Awards, prêmio que anualmente reconhece as melhores práticas no mundo, e a Global MIL Week, semana de celebração da Educação Midiática.

Manifestações de apoio

Sayad recebeu cumprimentos de toda a comunidade nacional e internacional em função de sua eleição. “Parabéns para o nosso representante, agora como diretor geral do GAPMIL. A ABPEducom se alegra com seu vitória”, disse Ismar Soares. O outro chairman eleito da aliança, Jesús Lau, também congratulou o colega: “Estou feliz em compartilharmos esse trabalho e representarmos em peso a América Latina!”

Atores de destaque no campo da educação midiática e internacional também enviaram suas felicitações. “Tenho certeza que seu olhar de articulação será necessário para o GAPMIL neste estágio”, apontou Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. “O GAPMIL ganhará muito com a sua vitória e a Rede Alfamed e seus 17 países o apoiam em peso”, falou José Ignacio Aguaded, presidente dessa rede e diretor da Revista Comunicar (Espanha). “Uma vitória merecida que engrandece nossa causa”, observou Tomás Durán, pesquisador da Colômbia.

Outros cumprimentos vieram do Japão, Índia, Equador, França, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Grécia e Portugal.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

4 respostas a “Conselheiro da ABPEducom é eleito diretor-geral de aliança global da Unesco”

  • Parabéns Alexandre.
    Fico orgulhosa de te-lo como amigo e de termos dividido uma produção juntos.
    Sussesso, alegrias e ótimas energias nessa nova empreitada!
    Beijos
    Raquel Ribeiro
    Da Choque Cultural

  • Parabéns, Alexandre!
    A educação global e em especial, a brasileira, precisa de pessoas como você que favorecem o dinamismo, o diálogo e a criticidade da realidade social e midiática em que vivemos!!!

Os comentários estão desativados.