Estão abertas as inscrições para o curso “Paulo Freire em tempos de fake news”, oferecido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em sua segunda edição. Totalmente online, a formação discute a importância do pensamento do autor no contexto das transformações sociais ligadas às tecnologias da informação, em especial a desinformação nos ambientes digitais. Para este ano, o curso tem como proposta comemorar o centenário de Paulo Freire e refletir suas influências no pensamento social brasileiro, especialmente na área da Educação. 

Ao todo, o curso reúne 18 docentes nacionais e internacionais, de vários países e regiões do Brasil. Todos eles conduzem estudos e/ou trabalham em áreas ligadas à Educação, do mesmo modo que também estão envolvidos com as perspectivas teóricas do autor. Ismar Soares, presidente da ABPEducom e professor sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é um dos convidados do curso e abordará o campo da Educomunicação enquanto herança e prática dialógica do pensamento freiriano.

O conteúdo das aulas oferece uma ampla abordagem sobre diversas áreas de discussão, como direitos humanos, cidadania, pedagogia, educação ambiental e Educação de Jovens e Adultos. Além disso, os inscritos têm a opção de participar como co-autores do desenvolvimento de um e-book sobre o tema geral da formação, o que renderá horas extras na certificação. 

O curso será realizado no período de 30 de março a 8 de maio de 2020. As inscrições podem ser feitas pela plataforma EAD Freiriana, do IPF. Os cursistas recebem, no ato, o livro digital “Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes”, de José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti. O acesso às aulas estará disponível até o dia 8 de julho de 2020. 

Serviço

Curso online: “Paulo Freire em tempos de fake news”

Realização: Instituto Paulo Freire 

Dias do curso: segundas, quartas e sextas-feiras, de 30 de março a 8 de maio de 2020

Inscrições: site da EAD Freiriana

Investimento: R$ 157 (curso completo) ou R$ 454 (curso completo + participação no livro). Estudantes têm desconto de 50% no primeiro valor, utilizando o cupom #Estudantepagameia. 

Imagem: Instituto Paulo Freire / Divulgação