O curso Educação Midiática e a BNCC, desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, está aberto para inscrições de professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e demais interessados no tema. O conteúdo é gratuito, 100% online e autoinstrucional – ou seja, o aluno tem liberdade de realizá-lo no tempo que desejar, uma vez que as aulas não são ao vivo.

A carga horária de 30 horas é formada por quatro módulos: comunicação como direito; campo jornalístico-midiático; produção e circulação de informação na era digital; e, por fim, comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

O objetivo do curso, que contou com o apoio do Google para ser desenvolvido, é ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, homologada pelo Ministério da Educação em 2017.

A intenção é suprir uma carência imediata referente a esse assunto na formação docente, uma vez que esta formação permite que os educadores reflitam sobre o planejamento e a coordenação de situações de ensino-aprendizagem, junto a seus alunos e alunas, que envolvam o trato ético e crítico com a informação e opinião nos tempos e espaços escolares, como demanda a BNCC.

Os concluintes terão direito a certificado. A plataforma fica aberta até o dia 28 de fevereiro. Para inscrições e mais informações, acesse o site do Educamídia.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]