Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Paulo Freire em tempos de fake news”, que acontece de 2 de maio a 24 de junho de 2019, com a contribuição de 18 pesquisadores e docentes nacionalmente reconhecidos como representantes da práxis freiriana da atualidade, no Brasil e no mundo. O professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom, está entre os ministrantes. As inscrições podem ser feitas pelo site do curso.

Segundo Paulo Roberto Padilha, coordenador da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire (IPF), este curso é um convite à esperança na educação humanista, emancipadora, transformadora, “que pretende ser um espaço para muitas perguntas, bem como para a produção de novos conhecimentos sobre o tema, por parte de docentes e cursistas”.

A formação é constituída por 16 videoaulas de 15 a 30 minutos cada, todas as segundas e quintas-feiras. Os alunos recebem de brinde um PDF do livro “Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes”, de José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti, e possuem a opção de serem coautores de um e-book, individualmente ou em dupla, com um artigo ou projeto de intervenção. Também recebem certificação de até 90 horas e terão, por meio de plataforma online, interatividade permanente com os demais cursistas e com a equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Docentes

O curso reúne uma equipe de consagrados especialistas: Afonso Celso Scocuglia (UFPB, Brasil), Aléssio Surian e outros docentes do Centro Paulo Freire de Padova (Itália), Ângela Biz Antunes (IPF, Brasil), Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp, Brasil), Florêncio Varella (IPF, Cabo Verde), Francisca Pini (IPF, Brasil), Guillermo Williams C. (Univ. de La Frontera, Chile), Ismar Soares (ECA-USP, Brasil), Jaciara de Sá Carvalho (Unesa, Brasil), Jason Mafra (Uninove e IPF, Brasil), José Eustáquio Romão (Uninove e IPF, Brasil), Ladislau Dowbor (PUC-SP, Brasil), Luiza Cortesão (Univ. Porto, Portugal), Moacir Gadotti (IPF, Brasil), Oscar Jara (CEAAL, Peru e América Central), Paulo Roberto Padilha (IPF, Brasil), Sheila Ceccon (IPF, Brasil) e Sonia Couto (IPF, Brasil).

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Curso online sobre Paulo Freire e fake news tem presidente da ABPEducom na equipe docente”

  • A educaçaõ no mundo atualmente, clama por discentes que possam transformar suas realidades, visando um mundo mais humano. A influência de Paulo Freire é muito importante, pois a superação da condição de oprimido desse estudante, é muito importante para que o mesmo consiga a fase interativa. A consciência de sua própria história possibilita um protagonismo, que possa encaminhá-lo a modificar sua realidade, de forma autônoma, participativa e interativa. Dialogicidade e o respeito às diferênças, são os pilares fundamentais que integram o processo educacional Freireano. O grande desafio docente na atualidade, acredito que seja, orientar o aluno seguindo o método citado, em um mundo em constante transformação.

Os comentários estão desativados.