Projeto referência em documentários na América Latina leva o audiovisual para a salas de aula.
Foto: Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

O CurtaDoc é um projeto transmídia dedicado ao documentário latino-americano. Nasceu em 2009, como um programa para o SescTV no Brasil e, desde 2011, também é um acervo de documentários online e gratuito com mais de 1350 filmes. Os principais objetivos são mapear a produção de filmes de não-ficção, fortalecer a rede de realizadores latino-americanos, contribuir para a democratização do acesso ao audiovisual, servir como fonte de pesquisa e difundir o cinema como patrimônio imaterial.

Ao longo dos anos, o CurtaDoc ampliou seu foco para a Educação, aproximando o Cinema Documental da sala de aula, através de oficinas, mostras e do EducaDoc, coleção em DVDs com 20 curtas-metragens que será distribuída para as escolas. Ações como estas promovem a difusão, a distribuição e o incentivo da utilização do documentário como ferramenta pedagógica. Aos poucos a equipe do CurtaDoc se aproxima de educadores e forma uma rede de contatos e possibilidades.

Na televisão brasileira, o programa CurtaDoc representa um lugar diferenciado para fomentar a cultura deste gênero com exibição e discussão dos filmes. Em oito anos, foram três temporadas produzidas para o SescTV com 141 episódios, mais de 500 pessoas entrevistadas e 450 documentários brasileiros e latino-americanos licenciados.

O CurtaDoc é realizado pela Contraponto, produtora de conteúdo com sede em Florianópolis, que também desenvolve audiovisuais e publicações editoriais com foco em arte, cultura, educação e meio ambiente.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)