O jornalista Bruno Ferreira, diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom, ministra o curso de extensão “Jornalismo e Educação: encontros práticos e teóricos” na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), em São Paulo (SP), ao longo de três sábados consecutivos – 4, 11 e 18 de maio de 2019 – das 9h às 13h. Para se inscrever, é necessário acessar o site da Fapcom.

O curso, de 12 horas de duração, pretende inter-relacionar jornalismo e educação a partir do resgate deontológico da carreira da comunicação social. No âmbito teórico, pensamentos de autores como Paulo Freire, Denis de Oliveira, Patrick Charaudeau, Ciro Marcondes Filho e José Marques de Melo são trazidos para fundamentar a aproximação entre os campos. No âmbito prático, os participantes do curso analisarão metodologias aplicadas por jornalistas, nas organizações sociais, para realizar atividades de jornalismo, comunicação e educação, além de propor um projeto de intervenção de jornalismo e educação.

O conceito da Educomunicação é explorado nesse contexto, de acordo com Ferreira: “Com base na minha pesquisa de mestrado, pela ECA/USP, elaborei um curso que demonstra que a Educomunicação é o lugar de encontro entre jornalismo e educação, em diferentes projetos de intervenção: desde os midiáticos, que querem qualificar a escuta de fontes recorrendo a mecanismos educativos, até os processos de educação cidadã e voltada aos direitos humanos, que recorrem às mídias como estratégia para intensificar a expressão de adolescentes e jovens”, explica o ministrante.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]