O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) promove, neste mês de novembro, duas atividades com a participação de uma conselheira e dois diretores da ABPEducom. Ambas acontecem na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em São Paulo (SP).

No dia 26, Paola Prandini, do Conselho Consultivo Deliberativo, apresenta a palestra “Educomunicação na Africa do Sul: rádio Kitoko”, parte dos Encontros Abertos realizados pelo NCE ao longo do semestre. O evento acontece a partir das 18:30 e será transmitido ao vivo pelo Facebook. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.

Prandini é doutoranda em Ciências da Comunicação, com bolsa pelo CNPq, e mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão da Comunicação pela ECA/USP. É jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e cofundadora e diretora do negócio social AfroeducAÇÃO. Além de sócia-fundadora da ABPEducom, ela coordena o Grupo de Estudos em Educomunicação e Relações Étnico-Raciais da instituição.

Já nos dias 8 e 22, o presidente Ismar Soares e o secretário executivo Claudemir Viana ministram o curso “A Educomunicação e a Base Nacional Comum Curricular”, oferecido pelo NCE pela segunda vez neste ano. A BNCC é um documento normativo que guia o conjunto de aprendizagens que os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica.

Nesta formação, os professores elucidam questões referentes à liberdade de expressão, debatem a ampliação do protagonismo e da capacidade de expressão de todos os envolvidos na rotina escolar e mostram como a Educomunicação proporciona mudanças positivas nas relações interpessoais entre alunos e professores, por meio da criatividade e do diálogo. Já estão encerradas as inscrições.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]