Divina Frau-Meigs, professora na Universidade Sorbonne, Paris III, França, vice-presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e consultora da UNESCO para a área de Mídia e Educação, estará em São Paulo nos dias 25 e 26 de setembro próximos, para participar do seminário que celebrará os 20 anos de fundação da Revista Communicação & Educação, do CCA/ECA/USP. 

Entre outros trabalhos, Divina Frau-Meigs é autora do paper “Media Education Policy: Towards a Global Rationale”, publicado no número especial da revista Comunicar, com o tema Mapping Media Education Policies in the World: Visions, Programmes and Challenges, (Huelva, Espanha, 2009), num co-patrocínio com a United Nations Alliance of Civilizations, UNESCO e a European Commission.


O seminário que acontecerá no auditório Paulo Emílio do prédio central da ECA pretende discutir o papel da interface comunicação e educação e sua contribuição para uma prática inovadora de pesquisa, ensino e políticas públicas, o que a ECA denomina, hoje, como Educomunicação. 


Os 20 anos de Comunicação & Educação 

Desde 1994, a revista Comunicação & Educação contribui para o desenvolvimento da inter-relação de estudos e pesquisas em comunicação/educação. Seu acervo encontra-se integralmente disponível no Portal SIBi de revistas científicas da USP. 

Em termos de pesquisa bibliométrica do grupo EC3 (Evaluación de la Ciencia y de la Comunicación Científica, da Universidade de Granada, Espanha), no ano de 2012, a revista foi incluída entre as cem de maior impacto do mundo na área da pesquisa em comunicação, encontrando-se em quarto lugar, neste gênero, no Brasil. Quanto ao seu índice classificatório, a revista foi identificada como Qualis 2, de uma sequência que vai do Q1 ao Q4, de acordo com a escala metodológica Ebsco. Já na classificação do Qualis dos periódicos da CAPES, a publicação é B2. 


Convidados 

Além da conferencista Drª Divina Frau-Meigs, o seminário contará com a presença dos idealizadores, fundadores e colaboradores da revista Comunicação & Educação: Maria Aparecida Baccega, Adilson Citelli, Ismar de Oliveira Soares, Maria Cristina Castilho Costa, Maria Immacolata V. Lopes e Roseli Figaro, todos do departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, além das fieis colaboradoras Maria Ignes Carlos Magno e Ruth Ribas Itacarambi. 


A inscrição já está aberta e é gratuita.
Para efetuá-la, envie um e-mail com nome completo e RG para: cca@usp.br com o assunto “Inscrição Seminário”.
 Mais informações através do site: www.cca.eca.usp.br e do evento no Facebook