Os documentários Educação.Doc, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, estão agora disponível online e gratuitamente no novo canal do You Tube da Buriti Filmes. A série conta com cinco episódios e dialoga diretamente com a voz da sociedade, que reivindica educação pública de qualidade no Brasil, e mostra que, para essa conquista se tornar realidade, é preciso também que as pessoas certas estejam envolvidas. A cada semana, um novo episódio será disponibilizado no canal da Buriti Filmes.

Quem comenta o fato é a revistapontocom, do Rio de Janeiro, em sua Newsletter de 8 de novembro de 2014.

A dupla de cineastas se dividiu e visitou oito diferentes escolas no Brasil, nos Estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Alunos, professores, diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas foram entrevistadas, além da própria comunidade, para entender como é possível fazer a diferença na educação pública e atingir resultados de excelência. A escolha das escolas visitadas passou pela comparação de bons resultados do IDEB em escolas de áreas pobres, com IDH baixo.

Produzida pela Buriti Filmes e Instituto Buriti, a série “Educação.Doc” tem patrocínio da CCR, Editora Moderna, Instituto Telefônica Vivo, Instituto Ayrton Senna e conta parcialmente com recursos públicos operados ou geridos pela ANCINE. Confira abaixo os detalhes dos episódios da série, em que Luiz Bolognesi assina a direção e roteiro e Laís Bodanzky, a codireção:

Episódio 1 – Levanta o braço
Localização: Chapada Diamantina/ BA
Escolas convidadas: Escola Municipal de Caimbongo (Ibitiara) e Escola Estadual Professora Ivani Oliveira (Seabra)
A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia, e que está chamando a atenção dos especialistas pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região. Lá, a educação vem melhorando ano a ano. Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política não interrompam os projetos na educação.

Episódio 2 – Diretor de harmonia
Localização: Heliópolis/ SP e Andaraí/RJ
Escolas convidadas: Escola Municipal Presidente Campos Salles (SP) e Escola Municipal Epitácio Pessoa (RJ)
Além de se abrir para a comunidade, a Escola Municipal Presidente Campos Salles está dando uma aula de democracia. Localizada em uma das maiores favelas de São Paulo, Heliópolis, essa escola sem muros está conseguindo virar o jogo na luta contra a violência. Enquanto em Andaraí – no Rio de Janeiro, a Escola Municipal Epitácio Pessoa precisa pedir para os alunos irem para casa, porque lá eles gostam mesmo é de estudar!

Episódio 3 – Eu acredito
Localização: Cocal dos Alves/PI, Sobral/ CE e Foz do Iguaçu/ PR
Escolas convidadas: Escola Estadual Augustinho Brandão (Cocal dos Alves), Escola Raimundo Pimentel Gomes – CAIC
(Sobral) e Escola Municipal Santa Rita de Cássia (Foz do Iguaçu).
Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a Escola Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI), já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional. Já as escolas Raimundo Pimentel Gomes – CAIC (Sobral/CE) e Santa Rita de Cassia (Foz do Iguaçu/PR), pertencem a dois municípios que zeraram a evasão escolar e conseguiram índices de primeiro mundo!

Episódio 4 – Linha na pipa
Localização: Padre Miguel/ RJ
Escola convidada: Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón (RJ)
No Rio de Janeiro, em Padre Miguel, uma escola está conseguindo diminuir a taxa de abandono escolar. O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón inova em suas aulas, criando projetos que deixaram os currículos mais atrativos e lá os alunos gostam da escola!

Episódio 5 – Escola do Futuro
Como será a Escola do Futuro? Neste episódio, os cineastas acendem os holofotes para uma importante reflexão: como será a escola daqui a 50 anos? Quem responde são professores, alunos, diretores e pensadores.