O lançamento da nova encíclica do Para Francisco sobre o meio ambiente, intitulada “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum”, vem despertando comentários em fóruns internacionais, e despertando o interesse de intelectuais. O Instituto Humanitas (IHU), da UNISINOS, foi o primeiro centro universitário a se manifestar, através da divulgação de duas entrevistas, uma c om o sociólogo Edgard Morín e outra com o teólogo e escritor Leonardo Boff.

Para o filósofo, o texto de Francisco trabalha com o conceito de “ecologia integral”, fato que confronta o documento com o discurso antropocêntrico de ambientalismo, dominante nos meios de comunicação social, bem como nos discursos oficiais dos governos e das instituições internacionais como a ONU.
A nova encíclica do Papa Francisco “Laudato si’” já está disponível em português no link a seguir do site do Vaticano: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html.

Edgard Morin: Providendial!

Para Edgard Morin, a encíclica do papa é providencial: “Nós vivemos uma época de deserto do pensamento, um pensamento fragmentado, em que os partidos que se dizem ecologistas não tem nenhuma real visão da magnitude e da complexidade do problema, em que perdem de vista o interesse daquilo que o Papa Francisco, numa maravilhosa fórmula retomada de Gorbatchev, chama de “casa comum”. No entanto, esta preocupação com uma visão complexa, global, no sentido de que é preciso tratar as relações entre cada parte, sempre me animou.

E continua Morin: “No deserto atual, eis que surgiu esse texto que vejo bem estruturado, e que responde a esta complexidade…. Esse é o sentido de providencial: um texto inesperado e que mostra o caminho.

A entrevista foi realizada pelos jornalistas Antoine Peillon e Isabelle de Gaulmyn e publicada por La Croix, no dia 21/06/2015. .A íntegra da entrevista com Edgard Morin, na tradução de André Langer, pode ser lida no site do Instituto Humanitas da UNISINSO: < http://www.ihu.unisinos.br/noticias/543811-a-laudato-si-e-talvez-o-ato-numero-1-de-um-apelo-para-uma-nova-civilizacao-entrevista-com-edgar-morin>.