Ao fim do ano de 2019, educomunicadores, profissionais e pesquisadores da área de Comunicação e Educação receberam uma edição especial da revista Punto de Encuentro inteiramente voltada à discussão dos conceitos da Educomunicação em interface com os saberes da cultura andina. Editada pela Associação Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (Signis, na sigla em espanhol), o número 130 do volume 10 do periódico propõe reflexões sobre a construção da cidadania a partir dos processos e práticas dos povos locais da América Latina, em específico o conceito de “Bom Viver”, explorado por muitos autores que compõem a edição. 

O novo número da revista reúne ao todo sete contribuições inéditas de autores que se dedicam à pesquisa e estudo em Educomunicação. Alguns dos temas explorados na revista estabelecem diálogos entre a área e assuntos ligados à cultura dos povos tradicionais do território latino-americano, um lugar atravessado por muitos processos de transformação e lutas políticas, sendo várias delas voltadas à garantia dos direitos e exercícios da cidadania plena.

O boliviano Adalid Contreras Baspinero, um dos autores da edição que se propõe abordar o conceito andino de “Bom Viver” e sua relação com a Educomunicação, o define como “a harmonia entre a vida dos seres humanos consigo mesmos e seus semelhantes mediante práticas de solidariedade na comunidade, natureza e elementos do cosmo”. Nesta perspectiva, Ismar Soares, presidente da ABPEducom, apresenta em seu artigo uma revisão do paradigma e práticas das comunidades locais da região dos Andes, que buscam em um dos seus princípios o equilíbrio na relação entre o homem e a natureza. 

O autor examina os elementos constitutivos da prática educomunicativa presente em experiências no Brasil e na fronteira entre Colômbia e Venezuela, e conclui que uma aliança entre os dois territórios é possível e desejável para beneficiar a vida no continente. Para Soares, uma conceptualização ampla da Educomunicação pode abarcar uma série de práticas e intervenções sociais, sendo duas delas perspectivas e metas convergentes aos princípios do Bom Viver: a luta por direitos humanos e liberdade de expressão e a busca pelo direito à terra e sustentabilidade. 

Outras contribuições 

Os demais autores da edição também se dedicam a tratar dos fundamentos epistemológicos da Educomunicação. Baspinero, com seu artigo “Educomunicação para a boa convivência”, e o argentino Carlos Ferraro, presidente da Signis e da articulação Rededucom, no texto “O que significa educar para a Comunicação”, destacam questões teóricas centrais para a compreensão do campo da Educomunicação sob outros olhares e possibilidades de convergência. As autoras brasileiras Andrea Pinheiro e Cátia Luzia Oliveira da Silva, por sua vez, apresentam perspectivas sobre a aprendizagem digital e as possibilidades pedagógicas mediadas pelos usos e apropriações das tecnologias da informação. 

A revista Punto de Encuentro também traz informações sobre a presença da SIGNIS no contexto internacional, apresentando a mobilização global #SientoMiAmazonía, impulsionada por jovens comunicadores de diferentes partes do mundo com o objetivo de  gerar identificações das novas gerações com a “Amazônia” de seus respectivos países, seja qual for o lugar onde se encontram. O movimento, que contou com o apoio da Rede Eclesial Panamazônica (Repam), também está ligado ao “Bom Viver” e se desdobrou através de um suporte virtual, com a postagem de vídeos, gráficos e mensagens interativas pelas quais os jovens de diferentes pontos do planeta contam, de forma educomunicativa, onde e como sentem “sua Amazônia”. 

A campanha, que se estendeu até dezembro de 2019, propôs conectar e despertar os sentidos dos jovens do mundo para a natureza e a biodiversidade de seus próprios territórios. O movimento surgiu como proposta de acompanhamento do Sínodo Amazônico, ocorrido em Roma, em outubro, e um desafio para a COP 25, ocorrida em Madrid (Espanha) após a desistência do Brasil em acolher o evento.

Acesso

A edição da Revista Punto de Encuentro tem acesso aberto e está disponível para download no site da Signis.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]