Artigo da revista Educação, Cultura e Comunicação (V. 4, n. 8, 2013, qualis B5) das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (Fatea), Lorena-SP, trata sobre o Gestor Escolar:a Educomunicação como alternativa de Administração Educacional para o Ensino Médio Integradode autoria de Neide Aparecida Arruda de Oliveira, Marco Antonio de Oliveira.

A partir das obras lançadas, em 2011, por pesquisadores educomunicadores da Escola de Comunicações e Artes da USP, o artigo vai articulando a proposta educomunicativa à proposta de reforma do Ensino Médio Integrado, assunto principal do livro do professor Ismar de Oliveira Soares.


Resumo: 
 Escolas de Ensino Médio Integrado são experiências novas e muito diferentes das dos modelos tradicionais. Além dessas escolas terem de conceber e implementar um currículo mais organicamente integrado, abrigam e põem em diálogo obrigatório profissionais e instituições de origens e tradições diversificadas. A perspectiva de se trabalhar a educomunicação como alternativa para a reforma do Ensino Médio Integrado pode trazer uma importante base para a realização de novos modelos de gestão da comunicação no ambiente de trabalho educativo. Neste contexto, o Gestor Escolar assume o papel de mediador da inter-relação dos profissionais da área da comunicação e da educação. Este trabalho teve como objetivo geral promover uma reflexão sobre o currículo do Ensino Médio Integrado; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre educomunicação; verificar quais são os desafios do gestor escolar necessários para implantar a educomunicação. Este estudo se justifica, pois busca uma base contextual para que se promova uma reflexão, levando em conta a perspectiva da educomunicação que levaria a uma mudança substancial no tratamento do Ensino Médio pelas políticas públicas no Brasil. A fundamentação teórica será realizada à luz de Soares (2011), Citelli e Costa (2011). A metodologia dar-se-á por meio de pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.