A Ong (Organização Não Governamental) Ação Comunitária, que atua há 48 anos na região sul da capital de São Paulo, vem se apropriando há alguns anos da educomunicação como referência para seus trabalhos, que se dão no âmbito da assistência social, e que se dão por meio de projetos de intervenção socioeducativas junto a crianças, adolescentes e adultos, capitaneados por instituições de atendimento social daquela região. Tanto assim, que a educomunicação se tornou um dos 8 (oito) Campos de Experiências Socioeducativas que organizam as diretrizes das ações em projetos encampados por esta instituição.

Desde 2015, o Dpto de Comunicações e Artes da ECA/USP (CCA) estabeleceu uma parceria entre essa Ong e o curso de Licenciatura em Educomunicação por meio do programa de Imersões, onde alunos do curso são encaminhados para espaços, projetos e instituições em que poderão vivenciar práticas sociais e profissionais com algum tipo de relação com a educomunicação, e ao que o curso oferece a eles.

Com isso, diálogos foram se estreitando até que surgiu a oportunidade de participar de um importante momento em que a Ong Ação Comunitária está atualizando seu projeto político institucional, e reafirmando a importância da educomunicação em suas ações. Agora, esta Ong passa a adotar um novo nome social: Centro de Desenvolvimento Integral da Vocação e acaba de lançar sua nova proposta de Projeto Político com o lançamento do livro Fortalecendo Projetos de Vida, no início de dezembro de 2015.

Esta obra conta com interessante material sob diversos aspectos conceituais e práticos de projetos socioeducativos, e apresenta suas diretrizes políticas de atuação social numa região muito carente da capital. Traz ainda os Campos de Experiência em que a Educomunicação é um dos oito que integram as áreas de atuação dessa Ong.

O subcapítulo 2.6 Campo de experiências: educomunicação traz texto (paginas 166 – 181) que contou com a colaboração do Prof. Dr. Claudemir E. Viana, professor da Licenciatura em Educomunicação na ECA/USP, coordenador do Programa de Imersão do curso e do NCE/USP, e secretario executivo da ABPEDucom, em parceria com Maytê Achpe-Saad, especialista da Ong.

No texto, além da contextualização teórica e metodológica sobre a educomonicação enquanto referencial para o projeto da Ong, há uma parte dedicada a apresentação de práticas socioeducativas amparadas pelo referencial do paradigma em questão, e que pode servir de inspiração para intervenções similares em outras condições e em projetos de outras instituição.

Fica a dica de conhecer a publicação que está online em: http://vocacao.org.br/downloads/1%20-%20LIVRO%20Fortalecendo%20Projetos%20de%20Vida%20completo%20baixa.pdf