No dia 22 de novembro, as perspectivas de intervenção a partir do campo da Educomunicação, no Brasil, foram o objeto do Seminário MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia, da Universidade do Minho, em Portugal. O tema foi desenvolvido pelo associado da ABPEducom, Rafael Gué Martini, professor da área da Educação e Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atualmente em processo de desenvolvimento de seu doutorado na UMinho.

A palestra de Martini abordou experiências práticas com a linguagem áudio-scripto-visual na promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) em projetos socioambientais em escolas catarinenses. Segundo o professor, tais experiências vêm possibilitando o desenvolvimento de estratégias metodológicas e reflexões sobre as Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), com foco na aprendizagem significativa.

Dentre as estratégias e reflexões abordadas, destacaram-se os tópicos: pedagogia de projetos; vídeo-fórum; oficinas de criação; trabalho multietário. A partir dessas propostas metodológicas, foram discutidas as novas possibilidades de aplicação da Educomunicação no Brasil e em outros países.

Entre os materiais analisados por Martini, no seminário, encontram-se o projeto Babitonga Ativa e o vídeo-fórum das turmas de Educomunicação Socioambiental dos seis municípios da Baia Babitonga.

Mais informações estão disponíveis no site do MILObs.

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