Mesa de abertura do evento
O II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, evento organizado pela parceria entre a ABPEducom , o NCE/USP, e o NCE da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), trouxe a temática Educomunicação para uma vida melhor para reunir especialistas, profissionais e trabalhos nas interfaces da comunicação/educação com áreas da saúde, do direito e do meio ambiente.

O evento, realizado entre 28 e 30 de outubro na unidade Centro da UAM próximo ao metrô Bresser, surpreendeu pelo público interessado e pela riqueza e multidisciplinaridade dos trabalhos aprovados para oficinas e grupos de trabalhos. Foram 9 oficinas oferecidas na primeira tarde do evento por alunos da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, e também por alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo, Almirante Tamandaré, de onde um grupo de crianças e adolescentes acompanhado por alguns de seus professores ofereceu uma oficina sobre radio escolar, a partir da experiência que a escola acumula no projeto de radio escolar.

Oficinas



Outra escola municipal de São Paulo a atuar de maneira protagonista é o grupo do projeto Imprensa Jovem da EMEF Julio Marcondes Salgado, que realizou a cobertura educomunicativa nos dois dias do evento.

Na noite de 28 de outubro, a cerimonia de abertura contou com a condução do prof. Luis Farias, diretor das Escolas de Comunicação e Educação da UAM ,um dos coordenadores do evento, que contou com a presença dos professores Dr. Ricardo Saban, Diretor de Pesquisa e Pós Graduação da mesma instituição, e com a profa. . Fátima Delbono– Líder do Núcleo de Comunicação e Educação da UAM, que muito atuou para a realização do Seminário. E ainda o professor Dr. Claudemir Edson Viana, representado o NCE/USP, outro coordenador do seminário, e que anunciou a publicação do ebook decorrente do I Seminário, realizado em outubro de 2014, e cujo tema reproduz o daquele seminário, isto é, Educomunicação e Direitos Humanos.


Essa publicação apresenta uma seleção de 39 artigos elaborado por 49 autores que apresentaram seus trabalhos no I Seminário, e que depois passaram por um longo trabalho de avaliação, seleção, e organização da publicação com novos eixos temáticos, diferente dos que foram utilizados naquele evento e criados a partir dos textos completos selecionados.


O ebook editado pela ABPEducom. NCE/USP, UAM Educomunicação e Direitos Humanos está disponível na plataforma ISSUU, e esta conquista fortalece a expectativa por novas publicações, inclusive decorrente da realização da segunda edição do Seminário, cujo tema é bastante provocativo e profícuo já que articula diálogos entre as áreas da saúde (tomada no sentido integral), a educação ambiental e os Direitos Humanos, e um diálogo trançado nos fios do paradigma da educomunicação, e com um foco propositivo, transformador, para levar a se pensar no que podemos fazer para haver uma vida melhor!

Profa. Sueli Furlan
Especialistas e profissionais respeitados pela experiência em seus campos de atuação enriqueceram a circulação de informações e a produção de conhecimentos a partir do tema gerador e dos eixos temáticos que estruturaram o evento. Foi o caso da palestra magna proferida pela profa. Dra. Sueli Furlan (Geografia USP) que tratou do tema educação ambiental, e que encantou os presentes inclusive com uma fala bastante interessante: “se queremos uma vida melhor isto implica em querer mudar e ter a atitude de mudar habitos”.

Nas mesas redondas do II Seminário, o debate intensificou-se com os temas propostos. Na manha de 29 de outubro, o tema provocou a reflexão sobre Educação sócio ambiental e Direitos Humanos, com a mediação da Diretora de Assuntos Profissionais da ABPEducom e professora da UAM, Rose Pinheiro, e contou com a participação da profa e associada Débora Meneses, que apresentou os resultados de seu mestrado recentemente apresentado na UNICAMP, intitulado Direito a Informação, à expressão e à construção do conhecimento: a educomunicação na gestão participativa de Unidades de Conservação, e com a participação do prof. Dr. Paulo Santos Almeida (EACH-USP) que tratou da Ética socioambiental e funcionalidade dos Direitos Humanos: críticas e perspectivas.

Na mesa redonda da segunda manha do evento trouxe o tema Educomunicação e Saúde Integral e foi mediada pela profa. Fatima Delboni (UAM). O debate foi fomentado com as falas do prof. Caio Portella, coordenador do curso de Naturologia da UAM, e da profa. Dra Ana Mancuso, professora do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública-USP. As apresentações foram bastante ricas e provocaram o público para perguntas e interessantes reflexões.

Mesa Educação socioambiental e Direitos Humanos
Mesa Educomunicação e Saúde Pública
O II Seminário também ofereceu 30 Grupos de Trabalho com apresentações de trabalhos de várias regiões do país. Um Seminário que nasceu com a proposta de fomentar localmente o tema da educomunicação, mostrou-se na realidade um evento que tem atraído interessados de todas as regiões do país e até estrangeiros. Neste II Seminário contamos com 190 inscrições oriundas de 10 estados da federação!

A atividade cultural Cinema com Debate, ocorrida no final da primeira tarde do evento, contou com a coordenação de Paola Prandini, diretora cultural da ABPEducom. O filme escolhido foi O Renascimento do Parto , Direção: Eduardo Chauvet, e pode contar com as debatedoras Carolina Platero Martinelli e Juliana Gonçalves

Outras atuações foram fundamentais para o sucesso do evento. É o caso da profa. Me. Jurema Brasil Xavier, exímia na secretaria geral do evento, e do Prof. Me. Daniel Siqueira e de Thalles Gimenez e equipe da Agência Modelo da UAM, que apoiaram muito para a realização do seminário com qualidade! Estamos satisfeitos e felizes com a participação e colaboração tão valiosas que permitiram materializar o que era apenas um projeto até então!!

O programa completo realizado no II Seminario está disponível aqui http://agenciappce.wix.com/seminario.
Link direto do e-book: http://issuu.com/abpeducom/docs/educomunica____o_e_direitos_humanos