Além da ECA/USP, três instituições de ensino superior escolheram a relação Comunicação/Educação como objeto de atividades acadêmicas no início do ano letivo de 2017: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (FCSCL).



No caso da Licenciatura em Educomunicação da ECA, a aula magna, realizada em 13 de março, recebeu Paola Prandini, que abordou o tema do desafio da diversidade cultural para o novo campo. Prandine é associada da ABPEducom e coordenada a organização AfroEducação. No caso das demais universidades, os convidados foram o Prof. Ismar Soares (UFMS e PUCRS) e o Prof.  Thomas Bauer, da Universidade de Viena.

Com a presença do professor Ismar, alunos da FAMECOS/PUCRS participa de seminário sobre Educomunicação

UFMS: Educom em diálogo com Jornalismo e Educação

O Curso de Jornalismo da UFMS reuniu seus estudantes bem como os alunos de jornalismo de outras três universidades locais num seminário que teve como teve como tema “Jornalismo Tecnologia e Educação”.

O evento contou, em sua abertura, no dia 17 de março, com a participação de Natália Viana, da  Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo e de José Brito Cunha, gerente de distribuição do Canal Futura, reservando espaço, no dia 18, para uma palestra sobre educomunicação preferida pelo Presidente da ABPEducom, Prof. Ismar Soares.

As atividades foram coordenadas pela Profa. Rose Pinheiro, recém-contratada pela UFMS e coordenadora da Rádio Educativa da mesma universidade. O seminário resgatou propostas de ações profissionais que privilegiam a prática investigativa e a relação dos comunicadores com a base da sociedade, em suas respectivas áreas de atuação.

A educomunicação foi identificada como um campo trabalho que conta atualmente com uma presença marcante de profissionais da área do jornalismo.

PUCRS: Educom e a comunicação corporativa

Em Porto Alegre, coube ao Prof. Ismar Soares ministrar a aula inaugural do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da FAMECOS/PUCRS, na noite de 20 de março. Na sequência, entre os dias 21 e 24 de março, o Presidente da ABPEducom ministrou um curso de 15 horas, tendo como tema: “A emergência do Campo da Educomunicação – possibilidades de pesquisas e práticas”.

O seminário, que contou com 32 inscritos, pontuou o caminho histórico percorrido pelos promotores de ações educomunicativas na América Latina, especialmente nos âmbitos da educação, tanto comunitária quanto escolar, destacando os desafios colocados, na contemporaneidade, pelo mesmo paradigma, ao universo representados pela comunicação corporativa, tanto na área do jornalismo quanto na área das relações públicas. As atividades foram coordenadas pelos professores Claudia Peixoto de Moura e Antonio Hohfeldt.

Cásper Líbero: diálogo com a media education

A Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (FCSCL) promoveu, no dia 28 de março, uma palestra do professor Thomas Bauer, da Universidade de Viena, onde é responsável pela cadeira de Media Culture e Media Education do Departamento de Comunicação. A visita se deu no contexto de um intercâmbio de pesquisas entre Viena e São Paulo, que envolve, do lado brasileiro, a PUC, a Cásper Líbero e UNIP. Esta é a terceira visita do Prof. Bauer à Cásper. As atividades foram coordenadas pelo Prof. José Eugênio Menezes.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)