capa do livro de Oliver Sacks

A Licenciatura em Educomunicação já vem mostrando seus resultados, não só no número de alunos que buscam essa nova área do saber e de atuação profissional, mas também na qualidade e destaque da produção intelectual que ela vem conquistando. São Seminários e Congressos, palestras, publicações e um grande número de mestre e doutores formados pelos professores do curso. Para contribuir com essa produção que se avoluma, a Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa foi convidada a escrever um texto sobre as disciplinas que ela ministra na Licenciatura , a saber, Mídia e Sociedade e Comunicação, Arte e Mídia, para o primeiro número da recém-lançada Revista de Graduação da USP.

O texto intitulado Vendo e Ouvindo Vozes – A caminho da Educomunicação – apresenta o conteúdo da disciplina – a finalidade, os autores visitados e a relação entre mídia, arte e desenvolvimento humano. O título se inspira no livro escrito pelo neurologista Oliver Sacks – Vendo Vozes – no qual o autor mostra como a nossa relação com o mundo e com nossos pares é condicionada pela forma de perceber a realidade. Tendo como objeto de estudo a comunidade surda, o autor analisa a língua de sinais como elemento fundamental para a comunicação entre os surdos e para o desenvolvimento de sua capacidade de conhecer e se expressar, criando cultura. Sendo, portanto, a percepção elemento essencial para nosso desenvolvimento intelectual, cognitivo e humano, a arte como forma peculiar de experimentar a realidade e expressá-la apresenta condições excepcionais para o desenvolvimento dos seres humanos. Conhecer as mídias e entendê-las enquanto linguagens que modelam as formas de representação do mundo também expande nossos processos de conhecimento e informação.

Por tudo que aqui expomos, essas ideias e conteúdos são de grande importância para a educomunicação, essa área da ciência que trata da aplicação das ciências da comunicação para o desenvolvimento humano e da sociedade. Ver vozes significa então, neste contexto, ampliar nossa percepção de mundo e nossas possibilidade de expressão e comunicação. Para saber mais, acesse o texto publicado em rede no link gradmais.usp.br.