A prática educomunicativa é retomada pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, no vale do Paraíba. A informação é da associada da ABPEducom, Silene Araújo, segundo a qual, nos nos dias 13 (terça-feira) e 15) (quinta-feira) de março, às 14 horas, um grupo de 30 professores multiplicadores de 16 escolas da rede municipal de ensino participou de um seminário sobre o Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos. O evento teve como objetivo discutir como implementar ações sócio-educomunicativas com os estudantes da rede pública de educação. O evento aconteceu no Parque da Cidade Roberto Burle Marx – Prédio do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Av. Avenida Olivo Gomes, 100, Santana).

Abaixo, leia a notícia completa. Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

O Seminário inicia a capacitação dos educadores para as atividades de educomunicação socioambiental ligadas ao Programa Revitalização de Nascentes, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que serão desenvolvidas durante o ano com os alunos de ensino fundamental II das escolas que estão no entorno das nascentes em processo de revitalização.

A educomunicação é um componente pedagógico do Programa Revitalização de Nascentes, por meio do qual professores e alunos são estimulados a utilizarem a linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes.

O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curta-metragens. O resultado do trabalho culminará na realização da 5ª Mostra de Vídeos Ambientais.

Durante o Seminário será apresentado o histórico do “Programa Revitalização de Nascentes” e o legado das ações de educação ambiental, realizadas desde 2006 no município.

Os professores também participarão de uma vivência na área da nascente localizada no Parque da Cidade e de uma roda de conversa, refletindo sobre a relação das nascentes com a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

O projeto de educomunicação socioambiental do Programa Nascentes conta com o apoio da Agevap (Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), que disponibilizou o recurso de R$ 119 mil para financiamento das ações, provenientes da cobrança pelo uso da água, a partir de um edital em que a Prefeitura de São José dos Campos foi contemplada.

Educomunicação

A Educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea). O objetivo é proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdo e disseminar conhecimentos por meio da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade.

Entre 2010 e 2014, o trabalho desenvolvido com crianças e jovens no âmbito do Programa Revitalização de Nascentes resultou na produção de 70 curta-metragens de cunho socioambiental, entre documentários, ficções, animações e outros gêneros e na realização de quatro Mostras de Vídeos e um Festival Regional.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas no Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental.

Retomada

No primeiro semestre de 2017 a Prefeitura retomou a revitalização das nascentes, promovendo o plantio de 2.100 árvores nativas em cinco áreas nos bairros Jardim Pararangaba, Vista Verde e Jardim São Vicente, na zona leste, além de Jardim Satélite e Campo dos Alemães, na zona sul. As nascentes contribuem para formação dos córregos Pararangaba, Alambari, Veados, Ribeirão Vidoca e Senhorinha, afluentes do Rio Paraíba do Sul. Os plantios contribuíram para o enriquecimento da biodiversidade vegetal nestas áreas.

Evolução

Em boa parte das nascentes do Programa pode ser observada a mudança da paisagem com a vegetação reestabelecida. No entando, processo de revitalização é delicado, lento e enfrenta muitos desafios. As nascentes inseridas no ambiente urbano estão vulneráveis a atos de degradação, como o depósito irregular de lixo e entulho, a depredação das espécies e as queimadas, além de outras interferências, motivo pelo qual são necessárias ações contínuas de proteção como o apoio da sociedade.

Parcerias

Empresas e organizações podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Educomunicação, na preservação de nascentes, em São José dos Campos, SP”

Os comentários estão desativados.