A revista Imprensa, editada por Sinval Itacarambi Leão, dedicou o número de outubro de 2017, comemorativo de seus 30 anos de fundação, ao tema da Educação. Além de uma matéria sobre o pioneirismo de José Marques de Melo, fundador da INTERCOM, e de uma entrevista com o Reitor da Faculdade de Jornalismo de Columbia, Steve Coll, o periódico dedica quatro páginas à Educomunicação.

Na na abertura da revista, os editores justificam a pauta: “Outra tendência que tem atraído jornalistas são os projetos de educomunicação, que utilizam a comunicação como ferramenta de educação. Ao abrir um novo campo de atuação profissional, a educomunicação também chamou atenção das universidades”.

 A matéria “Educomunicação: nova área de atuação para Jornalistas” é assinada por Márcia Rodrigues, ocupando as páginas de número 36 ao 39. Nelas, o leitor encontra referências a projetos em andamento, que contam com a atuação de jornalistas, na cidade de São Paulo e em Uberlândia, MG.  No caso de são Paulo, há destaque para a Licenciatua em Educomunicação (ECA/USP), para o  projeto Imprensa Jovem (741 projetos nas escolas da rede municipal de educação) e para o projeto interinstitucional Educom.geraçãocidadã. 2016/2018 (que reúne educadores e estudantes de uma escola pública e de uma escola privada, num projeto colaborativo). Em Uberlândia, os alunos de jornalismo da Universidade têm aulas de educomunicação já no primeiro ano do programa acadêmico. A matéria termina suas considerações com uma referência ao Projeto Revista, da Escola da Vila, desenvolvido no espaço destinado à Língua Portuguesa.
A jornalista Márcia Rodrigues, autora do artigo, lamentou que, por um problema de espaço, não tenha sido possível incluir no texto um rico material coletado junto ao Prof. Ismar de Oliveira Soares sobre o conceito e a prática da Educomunicação, no Brasil e em toda a América Latina. Já para a Gestora de Educomunicação Cristina Barroco – da DRE Campo Limpo, responsável pelo envolvimento da EMEF CEU Casa Blanca no Projeto Educom.geraçãocidadã  – a ausência, na Revista Imprensa, de uma reflexão mais explícita sobre o conceito e a prática da educomunicação pode ser suprida pela amplitude da reportagem, permitindo aos interessados que mantenham contato com instituições voltadas ao tema, em especial a ABPEducom, presidida pelo referido professor.
Acesso à aquisição da revista imprensa ou digital: <http://www.portalimprensa.com.br/lojaimprensa/home.asp>

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]