Em 2008, o NCE-USP promoveu o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação
com a temática socioambiental


O tema da Educomunicação Socioambiental ganhou, em 2014, uma disciplina optativa na grade de programação da Licenciatura em Educomunicação. A disciplina foi oferecida entre março e junho, sob a responsabilidade da Profa Dra. Lucilene Cury, tendo as aulas sido ministradas com a colaboração da Profa. Dr. Sueli Furlan, do Curso de Geografia da FFLECH/USP, assistida pela doutoranda do programa de Ciências da Comunicação da ECA/USP, Carmen Gattás. 


A criação da disciplina foi motivada pelos avanços em torno do emprego do conceito e das práticas da educomuncação nas ações de educação ambiental, no Brasil, a partir de 2005 (ver sobre o tema o link “Educomunicação como políticas públicas

A disciplina teve origem num projeto financiado pela USP na Superintendência de Gestão Ambiental. Ainda prevê uma segunda fase como continuidade da disciplina num workshop sobre o tema a ser realizado em setembro com apresentações dos trabalhos realizados e palestras de especialistas na área.

Disciplina reune estudantes de diferentes unidades da USP 
A disciplina Educomunicação Socioambiental, além de acolher estudantes da Licenciatura em Educomunicação, reuniu alunos da própria ECA e de outras unidades como Educação, Administração, Economia, FFLECH, Oceanografia e EACH. Ao final do curso, foram apresentados três trabalhos colaborativos e interdisciplinares, objetivando práticas de educomunicação socioambiental no campus da USP – Butantã. Os temas giraram em torno da água no campus, da mobilidade urbana no mesmo espaço, e do tratamento dos resíduos sólidos. Peças midiáticas foram produzidas, especialmente destinadas a campanhas nas redes sociais. 

Formação de professores 
O tema da educomunicação socioambiental foi levado ao Programa Geral do 8o Encontro USP-ESCOLA, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP, em julho de 2014. 

Durante os encontros foram apresentados exemplos de práticas educomunicativas que colaboram com o processo de aprendizagem no âmbito da Educação Ambiental, dando-se a oportunidade aos professores de experienciarem a produção de conteúdos com uso da linguagem audiovisual, de forma a ampliar o caminho do diálogo com os alunos, em sala de aula. O resultado do protagonismo alcançado pelos professores ao final dos exercícios pode ser verificado nos exemplos abaixo:

http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/2004/vi-simposio-brasileiro-de-educomunicacao 

https://www.youtube.com/watch?v=V6E2b5QIugQ&feature=youtu.be