O jornal Extra, do Grupo Globo, produzido pela Infoglobo Comunicação e Participações S.A, divulgou, em sua edição do dia 24/06/16, uma matéria realizada a partir de entrevista com o prof. Carlos Lima, associado da ABPEducom e coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME (Secretaria Municipal de Educação)-SP.

Com o título “Educomunicador, o professor do futuro”, a reportagem explica como o educomunicador é o profissional responsável por atuar na interface da comunicação e educação, sendo um profundo conhecedor das linguagens da comunicação e da intencionalidade educativa dos meios.

De acordo com Carlos Lima, professor de língua inglesa da Rede Municipal de Ensino, radialista e especialista em Educomunicacao pela ECA USP, o Educomunicador atua como um mediador capaz de incentivar mudanças, tanto na recepção das mensagens dos meios de comunicação de massa quanto na formação de cidadãos críticos e atuantes.

Ao final, a matéria traz o testemunho do Carlos, em sua vivência educomunicativa:

“Me sinto realizado profissionalmente. Passei por diversas experiências profissionais, incluindo atuação como professor nos setores privado e público. Sempre fui um educomunicador mesmo em momentos em que desconhecia o conceito. Ser educomunicador, para mim, é um estilo de vida também.

Clique aqui e leia a reportagem completa

Com a Educomunicacão criei e ousei projetos em uma educação que não possibilita espaço para inovações. Ganhamos este espaço porque melhoramos o aprendizado de crianças e adolescentes e isto não tem preço. Sou criador do Imprensa Jovem que hoje tem cerca de 150 projetos e se mantém há 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo”, afirma Carlos.

Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP)