Tendo como base as notícias do Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, a professora Leandra do Rocio Poggere, da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, promoveu um trabalho de mídia-educação em torno do tema da greve dos professores da rede pública de educação do Estado do Paraná. Os alunos que se envolveram com a iniciativa pertencem a uma turma do 5ª ano do ensino fundamental.

O objetivo do exercício foi o explicar o que é greve, para quê serve e quais são suas consequências, fazendo as crianças refletirem sobre os pontos positivos e os negativos dessa paralisação, com base nas notícias publicadas pela imprensa escrita da cidade: “Após o acompanhamento diário das notícias sobre o assunto, os alunos já possuíam um bom conhecimento sobre o tema, assim como, também já haviam formado suas próprias opiniões acerca disso. Então, dada a relevância do assunto e os comentários que os alunos traziam de casa diariamente, resolvemos debater esse tema”, explica a professora.

Em sala de aula, foram formados dois grupos: um contra e outro favorável à greve. Segundo Leandra, criou-se uma interessante discussão, pois cada grupo tinha que ser convincente em seus motivos, e ambos foram apelativos e criativos. Ao final, todos concluíram que o grupo favorável estava mais convincente e argumentou melhor. A finalização do trabalho aconteceu com a criação de fanzines.

As crianças produziram fanzines sobre a greve dos professores do estado

“Os resultados alcançados foram muito positivos. Os alunos acompanharam, discutiram e refletiram sobre o assunto com bastante interesse e curiosidade. E, finalmente, a motivação e a satisfação na produção do fanzine foram muito válidas, pois eles produziram algo do qual gostaram e no qual puderam expressar suas opiniões. De uma forma criativa, também demonstraram a importância do professor para eles e para a sociedade, assim como o modo como viram os desdobramentos da greve e suas insatisfações acerca disso”, comenta Leandra.

Conteúdo do Jornal da Manhã utilizado nesta atividade:

Votação é retomada hoje aumenta tensão na Alep” (29 de abril)
Conflito deixa mais 200 feridos no Centro Cívico” (30 de abril)
Após conflito, protestos tomam conta do estado” (01 de maio)
Docentes realizam novas assembleias nesta terça” (05 de maio)